
Ciência
10/12/2012 às 08:18•1 min de leitura
Verde-esmeralda por todos os lados. Crédito: Divulgação - Pantone
Se em 2012 o laranja predominou nas vitrines, cores de esmalte e itens de decoração, no ano que vem ele deverá abrir espaço para uma nova cor: o verde-esmeralda. A Pantone, autoridade global das cores, definiu o tom como predominante para 2013. Todos os anos, ela divulga, em dezembro, qual será a tonalidade de destaque nas estações após uma pesquisa global das principais tendências.
Em 2012, o Tangerine Tango, um laranja avermelhado, foi o eleito e invadiu as coleções, unhas e casas. Já para 2013, o verde-esmeralda promete dar um toque de luxo à moda e à beleza. De acordo com o Pantone Colour Institute, como a cor é associada a brilhantes e pedras preciosas, a tendência é que ela remeta à sofisticação e ao luxo. Além disso, o tom aumentaria nossa sensação de bem-estar, promovendo o equilíbrio e a harmonia.
Grifes e celebridades já estão aderindo ao verde-esmeralda em suas coleções. Chanel, Roberto Cavalli e Zac Posen são alguns exemplos de marcas que possuem peças com o tom e a Duquesa Catherine mostrou em eventos recentes como formar uma produção sofisticada com a cor.
De acordo com a diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, o verde-esmeralda tem ainda outras vantagens. “O verde é a cor mais abundante na natureza. O olho humano vê mais verde o que qualquer outra cor no espectro”, afirmou ela. Assim, na hora de compor o guarda-roupa para o próximo ano, não deixe esse tom de fora.
Confira na galeria alguns exemplos de uso do verde-esmeralda: