Tendência de verão: aprenda a combinar o short

09/01/2013 às 14:314 min de leitura

Taylor Swift também aderiu ao short em suas produções. Crédito: Getty Images

Com a chegada do verão, é hora de deixar a calça jeans de lado e optar por peças mais leves, que ajudam a enfrentar os dias quentes. E nesta temporada, uma peça tão básica quanto o jeans parece ter chegado às ruas para ficar: o short.

Se antes o modelo curto podia ser usado apenas na praia, neste verão ele invadiu as ruas em produções bem criativas e até sofisticadas. Além de confortável, os novos shorts que surgiram nas coleções combinam com baladas, festas e até mesmo com o seu ambiente de trabalho, caso ele não seja muito formal.

Além da combinação tradicional de short, blusa básica e rasteirinha, agora é possível ousar e apostar em conjuntinhos com a peça ou mesmo versões repletas de brilho, cobertas com paetês.

Para quem ainda tem dúvidas sobre qual o modelo mais adequado para o seu tipo de corpo, o TodaEla já publicou aqui algumas dicas para escolher um short que valorize o seu biótipo. Em geral, quem não está com as pernas em dia deve preferir as versões mais compridas. Aquelas que estão acima do peso podem optar por modelagem mais larguinhas, enquanto o modelo baloné tende a ficar melhor em mulheres com quadril estreito.

No caso dos shorts mais justos, a indicação é que eles sejam usados apenas na praia, pois marcam demais a silhueta.

Porém, se a sua intenção é arrasar com o short pelas ruas da cidade, confira as dicas a seguir e inclua a peça no seu guarda-roupa.

Como fazer um look sofisticado com o short

Celebridades que já aderiram ao short. Entre elas está Nina Dobrev (primeira à esquerda), protagonista da série "Vampire Diaries". Crédito: Getty Images

Por mais informal que seja, o short não combina mais apenas com praia. E para quem quer alcançar uma produção mais sofisticada com a peça, é preciso ficar atenta ao comprimento e ao tecido, conforme aconselha a consultora de imagem Alana Rodrigues Alves, que é membro da Association of Image Consultants International.

Segundo ela, para compor um look mais elaborado vale evitar os modelos justos e muito curtos. “O ideal é que fique sofisticado quando você estiver sentada”, explica a consultora. Os tecidos mais indicados para esse contexto são renda, seda e couro. Os modelos com paetê também são uma boa escolha. Ela ressalta, no entanto, que como o short é sempre uma peça com mensagem casual, é preciso caprichar na produção inteira para que o resultado seja sofisticado.

“Para compor uma produção mais chique, use blusas com tecidos como seda ou revestidas com paetês, além de peças mais fechadas no decote. Uma blusa cavada com decote careca [como das T-shirts] ou uma camisa de seda deixam a produção mais chique”, exemplifica ela.

As atrizes Natália Rodrigues e Padma Laksmi também usam short. Crédito: Getty Images

Vale também investir em acessórios como cintos finos inteiramente bordados e uma bolsa-carteira, que está em alta. “Nos pés, até uma sapatilha segura um look bem chique feito com shorts, mas o salto agrega mais importância dependendo do evento”, completa Alana.

Shorts no trabalho: pode?

Como os shorts são informais, eles não são recomendados para a maioria dos ambientes de trabalho. De acordo com a consultora, só vale usar a peça se o empresa em que você atua é bem casual e criativa. Ainda assim, opte por um modelo com comprimento mais longo e barra italiana, que é aquela com uma dobra.

Para combinar, escolha um blazer do mesmo tecido para fazer a proposta do conjunto. O sapato pode ser uma sapatilha de bico fino, uma sandália rasteira fechada na parte de trás ou um scarpin com salto de, no máximo, quatro centímetros.

Como combinar diferentes tipos de shorts

Produções da Farm com diferentes shorts. Os preços variam de 79 a 159 reais. C
rédito: Divulgação - Farm

Nessa temporada, o tradicional short ganhou tantas versões que fica difícil escolher o melhor. Há o tie-dye, com mais de uma cor na lavagem da peça, versões com apliques de spikes, com o bolso aparecendo ou com recortes. Até o modelo boxer, que tem o cós de elástico, ganhou destaque.

Para cada short, há um modo de combiná-lo. No caso dos modelos com spike, que possuem uma pegada rock, a consultora de imagem Alana indica combinar com peças que sigam esse estilo ou que suavizem essa mensagem. “Se você usar algo que tenha metal no restante do look, opte pelo mesmo metal dos spikes”, exemplifica ela.

No caso do tie-dye, ela ressalta que o estilo é a cara do verão e, por isso, vale fazer combinações bem frescas abusando de rasteiras, sandálias de tiras finas, tamancos, regatas, camisetas e camisas bem fresquinhas. “A parte de cima não precisa ser da mesma cor do tie-dye, mas ela tem que seguir a mesma cartela de tons”, ressalta Alana.

Os shorts feitos com tecido metalizado ou coberto com paetês já chamam a atenção e serão o foco do look. Assim, o restante da produção deve ser clean para agregar sofisticação. Nesse caso, a consultora indica as blusas de seda e colares com o mesmo metal do short ou então com acabamento fosco. Vale lembrar que essas opções são ótimas escolhas para festas e baladas.

Inspiração de looks com o shorts jeans. Crédito: Reprodução - Alana/lookbook.nu e Getty Images

Outra opção disponível nas lojas é o short de linho ou de alfaiataria, que forma produções mais chiques. “O linho é um tecido natural e encorpado que combina com regatas de seda, pois faz um ótimo contraste. Blusas de paetês ou com poucas aplicações compõem uma produção bem interessante”, afirma ela.

A consultora também sugere usar a peça de linho com cardigãs longos de tricot vazado sobrepostos a regatas de seda ou camisas transparentes estampadas. Na hora de escolher os acessórios, prefira os saltos de madeira, corda ou cortiça, colares com pedras naturais e bolsas de couro macio, ou de palha ou metalizadas.

Vale lembrar que é possível aderir ao short também no inverno. Nesse caso, a meia-calça pode ser uma aliada do look. Há inclusive modelos desenvolvidos para a estação, que também formam produções interessantes no verão. Para tanto, a dica da consultora é combiná-los com tecidos leves e cores claras para trazer mais frescor ao visual. “Uma opção é usar a peça com uma bela camisa branca com mangas arregaçadas e uma bolsa estruturada de palha ou crochê”, finaliza ela.

Andy, Jessica e Sietske. Crédito: Reprodução - Lookbook.nu

Quais sapatos combinam com o short?

Se a intenção é levar o short para além da praia, então as opções de calçados também se ampliam, não ficando apenas na rasteira. Dependendo da ocasião, até o salto pode ser bem-vindo, como explica Alana. No entanto, quanto mais curto o short, menor deverá ser o salto.

“Os shorts alongam as pernas e já costumam ser peças curtas. Por isso, eles ficam muito bem com saltos rasteiros, saltos de madeira e anabelas para combinações casuais. Para produções casuais chiques, use e abuse dos saltos, caso esse seja seu estilo. Dá para fazer combinações bem casuais com saltos mais pesados e altos. Tudo dependerá do local, das suas proporções e do seu estilo pessoal”, afirma ela.

Enquanto as rasteiras combinam com passeios descontraídos, o salto grosso com tiras largas, por exemplo, pode ser uma boa opção para um happy hour, dando firmeza às pernas.

Kasia, Jenny e Flávia. Crédito: Reprodução - Lookbook.nu

Há ainda quem experimente usar o short com bota. Nesse caso, Alana ressalta que a combinação deve ser bem feita e parecer natural. “Do contrário, cai na linha do cafona”, explica ela. Além disso, o estilo combina com mulheres com menos de 30 anos e que estão com o corpo em forma. A meia-calça de fio grosso pode ser uma boa aliada do look, que deve ser usado apenas no inverno, já que exige pés cobertos.

E você, já aderiu ao short? Confira na galeria alguns modelos à venda no país para todos os estilos e bolsos:

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: