(Fonte da imagem: Reprodução/Auto Express)

Pense em todos os carros velhos espalhados pelo mundo. Não estamos falando de veículos antigos e bem cuidados, mantidos por colecionadores com todo o amor e carinho, mas daquelas tralhas que vivem quebrando ou sendo abandonadas por aí.

Pois saiba que existe uma máquina capaz de devorar todos esses veículos e transformar a sucata em materiais prontos para a reciclagem. Chamado de LYNXS, o equipamento custa £ 10 milhões (quase R$ 30 milhões) e funciona como uma daquelas máquinas usadas para picar papel. A diferença é que esta é uma das maiores do mundo e, em vez de retalhar papel, ela retalha carros.

Antes de serem enviados para dentro desse monstro, os automóveis são esmagados e têm o seu tamanho reduzido para poder passar pela garganta do equipamento. Depois disso, eles passam por uma série de martelos giratórios, que são alimentados por um “motorzinho” de 40 toneladas e 11 kV de energia, transformando a sucata em pedaços de metal do tamanho de um punho.

A LYNXS é capaz de digerir 450 carros por hora, o que gera aproximadamente 350 toneladas de material. Depois de separar borracha, tapeçaria, plástico, vidro etc., cada um desses subprodutos é enviado a empresas de reciclagem específicas. O material metálico, como ferro, alumínio e cobre. é então exportado para todo o mundo. O total de material reciclável gerado anualmente chega a 2,5 milhões de toneladas.