publicidade

NASA se inspira em Enterprise de Star Trek para criar protótipo de nave

25/06/2014 às 05:292 min de leitura

Mesmo que você não seja lá muito fã de Star Trek, certamente já deve ter ouvido falar da famosa espaçonave Enterprise que aparece na série. Além de futurista e superestilosa — e de ser fictícia, evidentemente —, a nave foi desenvolvida pela humanidade para a exploração do Universo e era capaz de alcançar a dobra espacial, ou seja, uma velocidade de propulsão superior à velocidade da luz.

Pois, apesar de a NASA ainda não ter desenvolvido a tecnologia necessária para recriar na vida real a dobra espacial, a agência norte-americana se inspirou na espaçonave de Star Trek para criar a IXS Enterprise, um protótipo que mistura características visuais de naves reais e da ficção.

Mas a coisa não fica só no visual não. De acordo com o The Verge, cientistas da NASA estão trabalhando no desenvolvimento de propulsores que permitam viagens mais rápidas pelo cosmos desde 2010 e estão quebrando a cabeça com respeito ao funcionamento da IXS Enterprise.

Ficção e ciência

Para criar o protótipo, a NASA se baseou na Propulsão de Alcubierre — que nada mais é do o nome conceitual da dobra espacial —, um modelo teórico que poderia permitir que a espaçonave se deslocasse drasticamente mais depressa. Teoricamente, a Propulsão de Alcubierre está apoiada na distorção do espaço-tempo, mais especificamente, na contração do espaço-tempo diante da espaçonave e na sua expansão na parte traseira.

Dessa forma, os cientistas da NASA calculam que a viagem de aproximadamente 4,3 anos-luz até Alpha Ceuntauri, por exemplo, poderia ser concluída em cerca de duas semanas. Voltando ao design da IXS Enterprise, enquanto a nave da ficção apresenta um aspecto mais “espichado” (veja a imagem a seguir), o modelo da NASA fica envolto por dois anéis que seriam os responsáveis por produzir a Propulsão de Alcubierre.

A IXS Enterprise também tem formas mais arredondadas do que as da nave de Star Trek, além de contar com quatro receptáculos cilíndricos nas laterais e com um módulo de comando que lembra um bico de pato. De momento, assim como a espaçonave da série, a criação da NASA existe apenas na ficção e, até que a agência norte-americana anuncie que finalmente desenvolveu a tecnologia necessária para a dobra espacial, confira mais imagens do protótipo a seguir:

Galeria 1

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: