As moedas são compostas por metais condutores como o níquel e o cobre, o que significa que podemos modificar o seu tamanho e formato sem a necessidade de usar nenhuma ferramenta sequer. De acordo com o vídeo acima, feito pelo pessoal do The Geek Group, é possível encolher moedas com o uso do eletromagnetismo.

Para isso, é necessário criar um forte campo magnético de alta vibração e aplicá-lo sobre a moeda, o que desencadeará um campo magnético correspondente, mas repulsivo, que rapidamente fará com que partes da moeda “implodam”, resultando em uma significativa redução no tamanho do objeto. Em outras palavras, é mais ou menos como se disparássemos um raio sobre o objeto.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Geek Group)

O pessoal do The Geek Group usou um indutor — uma espécie de bobina de material condutor com um núcleo ferromagnético — para criar o campo magnético necessário, uma moeda e um condutor eletromagnético. A moeda foi posicionada próximo ao indutor, e o circuito foi fechado para provocar a violenta descarga eletromagnética que vemos no vídeo. Se a moeda não tivesse encolhido pelas leis da física, teria encolhido de susto!