Nossa galáxia abriga um buraco negro ou um mirabolante túnel do tempo?
501
Compartilhamentos

Nossa galáxia abriga um buraco negro ou um mirabolante túnel do tempo?

Último Vídeo

Depois de anos de estudos e experimentos para revelar o que existe no centro de nossa galáxia, agora foi a vez de um grupo de cientistas chineses confirmar que no centro da Via Láctea existe um buraco de minhoca, e não um buraco negro, como acreditavam os astrônomos até agora.

Agora eu te pergunto: você sabe o que é um buraco de minhoca? Também conhecidos como buracos de verme, eles seriam atalhos de um ponto do espaço a outro em curto tempo — mais rápidos do que a velocidade da luz. Essa teoria foi formulada pela primeira vez por nada menos do que o ilustre ícone mor do conhecimento, Albert Einstein, na companhia de Nathan Rosen.

Para entender melhor, faça o seguinte: pegue uma folha de papel e marque um ponto de um lado e do outro lado também. Agora raciocine: a forma mais rápida de você chegar de um ponto a outro seria em linha reta, certo? Isso representa uma viagem espacial normal.

Bem, dobre a mesma folha ao meio e junte os dois pontos: essa seria uma viagem através de um buraco de minhoca, com muito mais eficácia e em curtíssimo tempo. Ainda não há provas da existência de algo assim, sendo apenas uma teoria por enquanto. De acordo com os boatos da rádio peão dos cientistas, atravessar um buraco de minhoca poderia nos conduzir a um universo paralelo — será?

Anderson Institute

O estudo que levou a essa teoria controversa foi conduzido pela equipe do mestre Zilong Li e Cosimo Bambi, membros da Universidade Fudan, em Shangai, na China. De acordo com esses “malucos”, uma emissão específica de energia foi detectada ao redor de um suposto buraco de minhoca, levando eles a firmar a opinião nessa hipótese.

Para provar isso de uma vez por todas, será preciso que o poderoso telescópio VLT, do Observatório Europeu Austral no Chile, receba o aparelho Gravity — desenhado para observar o centro da galáxia com uma precisão absurda, inexistente até hoje. O que nos resta é aguardar para saber como serão os próximos capítulos dessa novela.

***

E você, leitor, já pensou se pudesse fazer uma viagem no tempo e sentir na pele como é ser o Doutor Brown em “De volta para o futuro”? Não deixe de compartilhar sua opinião com a gente nos comentários abaixo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.