A Mercedes-Benz resolveu inovar em sua campanha para divulgar a tecnologia de combustível F-Cell. Eles cobriram um dos lados de um modelo da marca com painéis de LED multicoloridos, transformando-o em uma enorme TV. Do outro lado, foi colocada uma câmera Canon 5D Mk II para registrar tudo o que estivesse por trás do carro. O resultado você vê no vídeo acima: um efeito de ilusão, como se o carro ficasse invisível.

A ideia da empresa foi criar uma peça de publicidade para mostrar que o automóvel não agride o meio ambiente, como se ele não estivesse ali. Embora a resolução dos painéis seja relativamente baixa, uma distância adequada era suficiente para dar a impressão forte o suficiente de que é possível ver através do carro. O efeito é mais impressionante quando o carro está no meio da paisagem.

Invisível para o meio ambiente

Empresas de diversos países estão trabalhando em conceitos de tanques de guerra “invisíveis”, considerando que passar despercebido pelos olhos do inimigo é de fundamental importância. Isso é realmente útil no campo de batalha, mas não muito em estradas, com veículos comuns.

De qualquer forma, a Mercedes não tem como objetivo desenvolver um carro que desapareça aos olhos dos outros, e sim divulgar os modelos equipados com a tecnologia F-Cell. A empresa utiliza a frase “invisível para o meio ambiente” como slogan, o que realmente funciona como estratégia de marketing.

O F-Cell é uma linha de veículos equipados com células de combustível feitas de hidrogênio. A tecnologia é extremamente interessante, pois oferece meios de obter energia com mais eficiência e menos poluição.