(Fonte da imagem: Reprodução/MYDA)

Para alguns poucos afortunados, os iates de luxo são um assunto muito sério. Existe até mesmo uma competição internacional — a Millenium Yatch Design Award — que premia os melhores projetos em várias categorias. Este ano, o vencedor na categoria Barco dos Sonhos foi o belíssimo Allochroous.

O barco foi projetado pelos principiantes Ezgi Aksan e Ambra Ceronetti, que se inspiraram em tecnologias inovadoras para criar um iate sustentável, especialmente planejado para receber eventos como exibições, festas particulares e concertos em alto-mar.

A principal característica do Allochroous é a sua capacidade de transformação. As cores do iate se modificam de acordo com o passar do dia, graças a azulejos de vidro especiais que mudam de cor dependendo da temperatura externa.

Além disso, o formato do barco também se transforma. O projeto dispõe de duas espécies de nadadeiras na sua lateral, que servem como mecanismo de flutuação. Elas podem ser fechadas quando o iate não está em movimento, o que aumentaria o seu peso e rebaixaria um pouco o casco, facilitando o acesso de convidados.

Em seus 40 metros de comprimento, o Allochroous apresenta um salão com mesas e cadeiras, uma área para concertos e um bar. O deck inferior, que possui uma estrutura similar à de uma colmeia, é construído com alumínio reciclado e oferece as demais facilidades para os hóspedes, como banheiros privativos, área para cozinha e dependências dos membros da tripulação.

Ainda, toda a energia necessária para manter toda esta estrutura em funcionamento seria gerada por painéis solares posicionados no teto do iate.