
Ciência
13/05/2013 às 12:23•2 min de leitura
Como você deve imaginar, o funcionamento do carro é um processo um tanto quanto complexo. Por isso, entendê-lo apenas por meio de textos não é uma das tarefas mais fáceis. Nesse caso, imagens podem ser de grande ajuda, como os famosos GIFs animados.
O site Jalopnik fez uma seleção com as sequências de ilustrações que simulam vídeos de curta duração para elucidar de forma mais clara a objetiva como algumas das partes do seu veículo permitem que ele se locomova.
Entre os GIFs encontrados, estão animações que revelam a operação de diversos tipos de motores, transmissões, tecnologias de exaustão e do diferencial. Confira abaixo as ilustrações animadas sobre a mecânica automotiva.
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik
Nesses motores os gases gerados pela combustão completam um ciclo termodinâmico, baseado em quatro etapas, a cada duas voltas no eixo.
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik
Esse tipo de motor está caindo em desuso, sendo substituído pelos modelos em V.
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik
Muito comum em modelos da Porsche, esse motor pode ser instalado em partes baixas do veículo, ajudando a reduzir o seu centro de gravidade.
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik
Exemplo da tecnologia do motor de explosão de quatro tempos, o qual usa dois comandos de válvulas, empregado pela Honda em seus carros.
Turbocharger
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik
Mecanismo utilizado para aumentar a potência dos motores de automóveis — prática disseminada entre carros de alta performance e de corrida.
Diferencial
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik
Equipamento responsável por distribuir igualmente a força gerada pelo motor entre os dois eixos.
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik
Por usar duas polias de tamanhos diferentes, essa categoria de transmissão pode simular uma quantidade quase infinita de relação de marchas. Ela teria sido inventada por Da Vinci em 1490.
Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik
Também conhecido como transmissão semiautomática, essa tecnologia reproduz o funcionamento de duas caixas de câmbio em uma só.
Via Tecmundo