Ciência
23/03/2012 às 16:40•1 min de leitura
Fonte: odditycentral.com
Já faz alguns anos que um novo tipo de estabelecimento começou a aparecer em algumas cidades do Japão, oferecendo refeições em meio a pequenos mascotes adoráveis. Em pouco tempo, essa espécie de café atraiu a atenção dos jovens e foi ganhando seu espaço no país.
Localizados em sua maioria em Tóquio, os primeiros espaços que abriram suas portas, de acordo com o portal Minuto Uno, foram os chamados “Cat Cafés”, que iniciaram suas atividades por volta de 2004. Hoje, o portal indica que eles somam mais de 100 estabelecimentos, dos quais 39 estão localizados na capital japonesa.
Depois dos gatos, novos espaços foram criados, desta vez para abrigar coelhos. Assim como nos “Cat Cafés”, os “Rabbit Cafés” permitem que seus clientes façam uma pequena refeição e passem algum tempo em boa companhia, brincando e tirando fotos dos animais.
O público que costuma frequentar esses espaços, em geral, está em busca de um momento de descanso. Depois de uma extensa jornada de trabalho, é comum que as pessoas procurem os “Animal Cafés” para relaxarem e se divertirem com os mascotes.
Fonte: odditycentral.com
Algumas características em comum entre os frequentadores japoneses é que são pessoas que gostariam de ter um animalzinho, mas, que, devido a uma rotina de trabalho pesada ou viagens frequentes, não podem manter um companheiro em casa. Por esse motivo eles pagam para ficar cerca de uma hora com os bichinhos nesses estabelecimentos especializados.
Por cerca de 500 ienes por hora, o que equivale a algo como 10 reais, os japoneses podem matar a vontade de ter um bichinho de estimação. Porém, é preciso respeitar algumas regras para garantir a saúde dos animais. Os estabelecimentos pedem que seus clientes tirem os sapatos e desinfetem as mãos antes de ter contato com os mascotes. Além disso, aqueles que quiserem tirar fotos precisam fazê-lo sem o flash para não assustar os pets.
O portal Minuto Uno indica que o “The Cat Café Calico” é um dos mais famosos do Japão. Confira na galeria algumas fotos do espaço e seus animaizinhos.