(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

De acordo com uma notícia publicada pelo ScienceBlog, pesquisadores da Universidade da Califórnia estão trabalhando no desenvolvimento de um novo tipo de antibiótico que, em vez de matar as bactérias, desarmam esses organismos e os tornam inofensivos.

O medicamento, batizado temporariamente como LpxC-1, foi desenvolvido para combater um tipo de bactéria resistente à ação dos antibióticos convencionais — a Acinetobacter baumannii —, responsável por provocar infecções mortais em pacientes hospitalizados que se encontram entubados, com ferimentos abertos ou com a imunidade muito baixa.

Segundo os pesquisadores, o novo antibiótico neutraliza a ação de bactérias ao agir sobre as toxinas que causam as infecções. Assim, conforme explicaram os cientistas, neutralizar os fatores virulentos oferece grande potencial como alternativa no tratamento de infecções, pois permite controlar o hospedeiro em vez de matar o organismo patogênico. Até o momento, o LpxC-1 foi testado com sucesso em ratinhos, e os testes com humanos devem ser iniciados em breve.

Fonte: ScienceBlog