Você imagina quantos microrganismos existem no pó da sua casa?

05/07/2017 às 03:002 min de leitura

Se você tem mania de limpeza — e quase tem um chilique quando passa o dedo sobre uma superfície e percebe que ela está empoeirada —, você não vai gostar nada do que temos para contar! De acordo com Mary Jo DiLonardo, do portal Mother Nature Network, um estudo recente revelou que existem milhares de microrganismos no pó encontrado em residências comuns.

Segundo Mary, um time de pesquisadores analisou amostras de poeira coletadas em 1,2 mil casas dos EUA, descobrindo que, em média, elas continham 2 mil variedades de fungos e 7 mil tipos de bactérias diferentes.

No total, os cientistas identificaram mais de 80 mil tipos de bactérias e 40 mil espécies de fungos — o que significa que existem 10 vezes mais microrganismos fazendo a maior festa na poeira das nossas casas do que mamíferos e pássaros no planeta!

Dividindo o espaço

Os pesquisadores explicaram que as quantidades e os tipos de bactérias e fungos podem variar dependendo da região do país e com quem os residentes dividem suas casas. Afinal, esses microrganismos não “brotam” do nada, mas entram nas residências de carona nas nossas roupas e através de portas e janelas.

Assim, quem reside em região de montanha comparte o espaço com uma população de microrganismos diferente de quem vive na praia ou próximo a regiões de mata. Além disso, as pessoas que habitam as casas e a presença de animais também pode afetar dramaticamente a variedade de bactérias e fungos que existem no local.

Conforme explicou Rebecca Morelle, da BBC, os pesquisadores descobriram que as residências nas quais só habitam mulheres contam com bactérias diferentes daquelas ocupadas apenas por homens, por exemplo. Ademais, as análises apontaram que os bichinhos de estimação são os que mais impactam a diversidade de microrganismos das casas.

No entanto, se você mora com seu pai, mãe, tia, avô, irmão, gato, cachorro... não precisa entrar em pânico! Lembre-se de que os micróbios estão por todas as partes — só no seu corpo têm 100 trilhões de bactérias, sem falar que você abriga um verdadeiro ecossistema no umbigo! —, e a grande maioria deles é completamente inofensiva para os humanos.

*Publicado em 03/09/2015

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: