Pegadas de ancestrais humanos de 900 mil anos são descobertas na Inglaterra

18/02/2014 às 08:261 min de leitura

Pegadas do que podem ter sido os primeiros ancestrais humanos a chegar à Europa foram descobertas no litoral de Norfolk, na Inglaterra, conforme anunciado pelo The Telegraph. Acredita-se que as marcas preservadas, que reuniam 49 impressões em uma macia rocha sedimentar, tenham cerca de 900 mil anos e possam transformar o entendimento dos cientistas sobre como os primeiros humanos se moviam ao redor do mundo.

As pegadas foram encontradas por cientistas em maio de 2013 depois que a força da água levou grandes quantidades de areia da praia e revelou as diversas depressões. Os cientistas retiraram o que sobrou da areia e da água para poder registrar imagens tridimensionais da superfície. Infelizmente, as marcas já foram apagadas pela rápida ação do mar.

A descoberta só foi anunciada no início desse mês e acredita-se que seja a evidência mais antiga da presença de hominídeos no norte da Europa. Os antropólogos e biólogos evolucionistas de toda a Inglaterra estão estudando as pegadas e acreditam que elas possam estar relacionadas com o hominídeo extinto Homo antecessor. Os rastros contêm cinco tipos de pegadas diferentes, indicando que um grupo formado por adultos e crianças caminhou pelo local há milhares de anos.

Até o momento, os vestígios mais antigos de humanos já encontrados na Europa estavam no sul do continente, como as ferramentas de ossos descobertas no sul da Itália e um dente localizado na Espanha. Sabe-se que existem mais dois lugares no mundo em que pegadas milenares foram encontradas. Ambos estão no continente africano, sendo um deles no Quênia (1,5 milhão de anos) e outro na Tanzânia (3,5 milhões de anos).

Diagrama mostra o número e a posição de pegadas encontradas em Norfolk. Fonte da imagem: Reprodução/The Independent

A descoberta foi revelada pelo Museu Britânico de Londres e divulgada no periódico PLOS One. Além disso, as pegadas farão parte de uma nova exibição que será realizada no Museu de História Natural de Londres.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: