
Artes/cultura
06/08/2012 às 09:47•1 min de leitura
(Fonte da imagem: Reprodução/PortalLuisNassif)
Você acha que animais usam somente urros, latidos, miados e sons estranhos para se comunicar? Se o seu raciocínio é mais ou menos esse, se prepare para mudá-lo. Pesquisadores descobriram que os elefantes são capazes de cantar da mesma maneira que os humanos.
No entanto, o som é de baixa frequência e não pode ser escutado pelas pessoas. Além disso, a “técnica” é usada para que os elefantes possam se comunicar em diversas ocasiões, como quando estão procurando por uma parceira ou para alertar a manada contra o perigo.
Em um primeiro momento, os pesquisadores achavam que o som produzido por elefantes era igual ao de outros animais, como o gato. Nesse caso, a comunicação é estabelecida por rápidas batidas das cordas vocais, induzidas puramente por estímulo neural — ou seja, o ato não requer esforço físico.
Com o estudo feito na cabeça de um elefante morto, foi possível constatar que os animais liberam ar por vontade própria, de modo que ele passe pela laringe, vibre as cordas vocais e produza o som. E é exatamente dessa maneira que os seres humanos conseguem cantar.
Os pesquisadores também encontraram um som feito por elefantes jovens que é extremamente parecido com os gritos produzidos por cantores de heavy metal. A grande diferença é que os animais só cantam dessa maneira quando estão muito excitados.
Agora, só falta saber se os fãs e as bandas do metal vão curtir a comparação...
Fonte: ScienceMag e Indian Biodiversity Talks