Fóssil de lagarto recebe nome em homenagem a Jim Morrison, do The Doors
73
Compartilhamentos

Fóssil de lagarto recebe nome em homenagem a Jim Morrison, do The Doors

Último Vídeo

Você já ouviu falar de Jim Morrison? Trata-se do líder da banda The Doors, que fez sucesso no final da década de 60 e acabou em 1971, com a misteriosa morte de Morrison em Paris. O fato é que, de alguma maneira bizarra, cientistas decidiram fazer uma homenagem a Jim nomeando um fóssil gigante de um lagarto herbívoro de Barbaturex morrisoni.

O nome veio do fato de que Jim Morrison se autonomeou, certa vez, como “o lagarto rei”. Agora, o fóssil é estudado por cientistas, que já descobriram que a criatura viveu há 40 milhões de anos, quando a Terra era muito mais quente, não tinha polos congelados e continha mais dióxido de carbono em sua atmosfera.

Estudos

Fonte da imagem: Reprodução/TheVerge

O lagarto media aproximadamente 2 m de comprimento e pesava pouco mais de 27 kg. Isso sugere que os lagartos terrestres de menor porte que vivem hoje têm áreas de existência mais limitadas, devido às regiões geladas que nosso planeta tem atualmente.

O professor de paleontologia Jason Head, responsável pelos estudos com esse fóssil, disse que os cientistas acreditam que as temperaturas quentes que caracterizavam o planeta há milhões de anos colaboraram com a evolução de espécies com corpos grandes e ajudaram os lagartos herbívoros a sobreviver entre os primeiros mamíferos.

Esse fóssil foi descoberto nos anos 70, mas os estudos sobre ele começaram há pouco tempo. Outra descoberta feita é com relação aos dentes desses animais, que se assemelham com os lagartos herbívoros de hoje em dia, inclusive com as iguanas. Esses estudos vão permitir também que se elabore um comparativo a respeito das mudanças climáticas ocorridas em nosso planeta.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.