5 construções futurísticas incríveis feitas com LEGO
249
Compartilhamentos

5 construções futurísticas incríveis feitas com LEGO

Último Vídeo

Com novas tecnologias na construção civil, as igrejas já não são mais os pontos mais altos das cidades ocidentais. Agora, altos edifícios moldam as paisagens urbanas e transformam a maneira de as pessoas ocuparem o espaço.

Interessado em saber como os arquitetos lidariam com os problemas das construções do futuro, o Museu de Ciência e Indústria, em Chicago, distribuiu kits com peças LEGO para ver quais ideias eles teriam. Veja o resultado:

1. A construção que aproveita ao máximo a água do oceano 

Preocupados com o abastecimento de água e com o desenvolvimento de fontes sustentáveis de energia, os arquitetos da Adrian Smith + Gordon Gill propuseram uma estrutura que dessaliniza a água do mar para o consumo humano e aproveita a energia das marés para a produção de eletricidade.

Projeto: Adrian Smith + Gordon Gill

Projeto: Adrian Smith + Gordon Gill

2. Uma aposta para o futuro: construções modulares 

Para a Adjaye Associates, as construções modulares — como contêineres, por exemplo — representam uma redução drástica no tempo gasto com a obra, além de dependerem de menos materiais de construção e de água.

Projeto: Adjaye Associates

3. Mais casas, menos carros

Já pensou como seria viver em uma cidade onde o transporte público de massa realmente funcionasse? Sem dúvidas, as pessoas deixariam de apelar ao automóvel para percorrer grandes distâncias e os congestionamentos deixariam de existir.

A ideia dos arquitetos da wHY é construir edifícios sem estacionamento, uma vez que a população se locomoveria pela cidade usando apenas o transporte público. O espaço vago permitiria que fossem construídas nos condomínios mais moradias e áreas de convivência.

Projeto: wHY

4. Por uma cidade menos padronizada

A intenção de Kengo Kuma é mostrar que as construções das cidades não precisam seguir o velho padrão geométrico  — sempre quadradas e com linhas retas —, mas podem sair da mesmice recorrendo às curvas.

Projeto: Kengo Kuma

5. O ponto de ônibus que reutiliza a água da chuva

Unindo o útil ao agradável: a ideia da UrbanLab é fazer com que a água acumulada em pontos de ônibus seja reutilizada no abastecimento de residências e de estabelecimentos comerciais. Além das peças LEGO, foi também utilizada uma impressora 3D na concepção do projeto.

Projeto: UrbanLab

Qual invenção falta para melhorar a vida nas cidades? Comente no Fórum do Mega Curioso!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.