Curta de animação traz beleza de obras de arte de volta a vida [vídeo]
178
Compartilhamentos

Curta de animação traz beleza de obras de arte de volta a vida [vídeo]

Último Vídeo

Segundo o artista e animador italiano Rino Stefano Tagliafierro, a beleza é algo fugaz. Embora as obras de arte antiga muitas vezes consigam congelar as impressões do que é belo em uma cena parada no tempo, essas representações acabam perdendo o calor e a humanidade presente nos movimentos.

Para trazer um pouco dessa energia às cenas retratas nos quadros de outrora, Tagliafierro usou suas habilidades de animador para trazer mais de 100 pinturas clássicas, de paisagens e cenas do romantismo até obras pré-Rafaelitas, de volta à vida. O resultado é o filme de curta metragem intitulado Beauty, que você pode ver mais abaixo.

No manifesto do vídeo, Giuliano Corti afirma que o artista conseguiu trazer a beleza de volta à força expressiva dos gestos que criou a partir da imobilidade das telas das pinturas, “animando um sentimento perdido pela estaticidade das obras dos mestres”. “Elas são, do surgimento de um nascer do sol romântico com pássaros negros voando até o por do sol gótico que completa a peça, um trabalho sobre o tempo fugaz”, conclui.

Tudo junto ou separado

Para complementar o vídeo, Tagliafierro também disponibilizou boa parte das obras animadas no formato de GIFs listados em seu site, que você pode conferir clicando aqui. Vale ressaltar, no entanto, que tanto o curta quanto alguns dos GIFs são bastante inadequados para ambientes de trabalho (ou seja, NSFW) – portanto, se você estava com a intenção de dar uma olhadinha no seu horário de almoço, talvez seja melhor esperar até voltar para casa.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.