Saiba quantos anos você tem e quando seria seu aniversário em outro planeta

14/06/2019 às 02:302 min de leitura

Como você sabe, cada dia aqui na Terra tem duração de — aproximadamente — 24 horas, que corresponde ao tempo que ela leva para completar uma rotação sobre o seu próprio eixo. Como você também sabe, os anos terrestres possuem duração de cerca de 365 dias, que é o período que o nosso planeta demora para realizar uma órbita completa ao redor do Sol.

Anos extraterrestres

No entanto, esse intervalo não é o mesmo em todos os planetas do Sistema Solar, conforme você pode conferir em várias matérias aqui do Mega Curioso nas quais falamos a respeito de vários dos nossos vizinhos. Assim, nas nossas matérias revelamos, por exemplo, que cada ano em Júpiter equivale a 12 anos terrestres, que em Urano eles correspondem a 84 anos do nosso planeta e que, em Netuno, cada ano equivale a 164,8 anos dos nossos.

Agora, com todos esses dados em mente, vai dizer que você não ficou imaginando quantos anos teria se, em vez de ser terráqueo, você fosse saturniano, venusiano ou marciano. Pois, no lugar de descobrir quanto tempo cada planeta demora até completar uma órbita ao redor Sol e, então, calcular qual seria a sua idade (ou quando será o seu próximo aniversário), existe um site que faz todo o trabalho para você — e em português!

As instruções estão no nosso idioma e, para descobrir qual seria a sua idade em outros planetas, basta informar mês, dia e ano do seu nascimento (nessa ordem) e clicar sobre o botão “Calcular”. Clique aqui e confira.

O site foi desenvolvido pelo pessoal da Universidade de Évora, em Portugal, que se inspirou em uma iniciativa do museu Exploratorium de São Francisco, na Califórnia, que mantém uma página semelhante. E aí, o que você achou de descobrir quantos anos teria se você vivesse em outro planeta?

*Publicado em 19/8/2015

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: