Você tem olhos claros? Então as chances de ser alcoólatra são maiores

09/03/2013 às 05:411 min de leitura

Pode ser que você nunca tenha reparado nisso, mas quantos dos seus amigos que bebem têm olhos claros? Talvez você ache que uma coisa não tem a nada a ver com a outra, mas uma pesquisa de cientistas da Georgia State University comprovou que elas são relacionadas de uma maneira bem forte.

Em um estudo comportamental sobre o hábito de beber, esses estudiosos descobriram que as pessoas com olhos claros têm uma propensão bem maior para se tornarem alcoólatras com o passar do tempo — e porcentagem em relação ao pessoal com olhos escuros é significativamente maior, chegando a quase 10% de diferença.

Apesar de a pesquisa ser bastante extensa e ter resultado em conclusões concretas, os pesquisadores ainda não sabem o motivo que gerou esse padrão. Um das teorias é o fato de que pessoas com olhos escuros podem ser mais sensíveis ao álcool e outras drogas, de forma que elas acabam bebendo menos.

Em contrapartida, também há a ideia de que o pessoal com olhos claros é, geralmente, mais tímido do que as outras pessoas. Por conta disso, elas bebem mais para se soltarem e ficarem mais sociável, gerando um comportamento irresponsável perante o álcool.

Uma pesquisa demorada

Os cientistas da Georgia State University entrevistaram 10.860 presos do sexo masculino e 1.862 mulheres de vários locais diferentes dos Estados Unidos. Dessa maneira, a amostragem da pesquisa foi bastante abrangente, o que garante resultados concretos, ou seja, eles não caíram em um nicho comportamental ou algo do gênero.

A partir do resultado das entrevistas, eles constataram que 42% das pessoas com olhos claros podem ser consideradas alcoólatras, enquanto apenas 38% do pessoal de olhos escuros foi caracterizado dessa maneira. Com isso, foi possível estabelecer um padrão — mas que fique bem claro que isso não é uma regra.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: