
Ciência
09/03/2013 às 05:41•1 min de leitura
Pode ser que você nunca tenha reparado nisso, mas quantos dos seus amigos que bebem têm olhos claros? Talvez você ache que uma coisa não tem a nada a ver com a outra, mas uma pesquisa de cientistas da Georgia State University comprovou que elas são relacionadas de uma maneira bem forte.
Em um estudo comportamental sobre o hábito de beber, esses estudiosos descobriram que as pessoas com olhos claros têm uma propensão bem maior para se tornarem alcoólatras com o passar do tempo — e porcentagem em relação ao pessoal com olhos escuros é significativamente maior, chegando a quase 10% de diferença.
Apesar de a pesquisa ser bastante extensa e ter resultado em conclusões concretas, os pesquisadores ainda não sabem o motivo que gerou esse padrão. Um das teorias é o fato de que pessoas com olhos escuros podem ser mais sensíveis ao álcool e outras drogas, de forma que elas acabam bebendo menos.
Em contrapartida, também há a ideia de que o pessoal com olhos claros é, geralmente, mais tímido do que as outras pessoas. Por conta disso, elas bebem mais para se soltarem e ficarem mais sociável, gerando um comportamento irresponsável perante o álcool.
Os cientistas da Georgia State University entrevistaram 10.860 presos do sexo masculino e 1.862 mulheres de vários locais diferentes dos Estados Unidos. Dessa maneira, a amostragem da pesquisa foi bastante abrangente, o que garante resultados concretos, ou seja, eles não caíram em um nicho comportamental ou algo do gênero.
A partir do resultado das entrevistas, eles constataram que 42% das pessoas com olhos claros podem ser consideradas alcoólatras, enquanto apenas 38% do pessoal de olhos escuros foi caracterizado dessa maneira. Com isso, foi possível estabelecer um padrão — mas que fique bem claro que isso não é uma regra.