Cientistas descobrem a cura definitiva para a ressaca: Sprite

09/10/2013 às 12:412 min de leitura

A Sprite pode ser a bebida favorita de muita gente, no entanto, o que ninguém esperava é que a bebida de limão gaseificada fabricada pela Coca-Cola pode ser a solução para as piores ressacas. Tudo isso começou com pesquisas que inverteram o processo comum em testes dessa área: em vez de procurar um alivio para os sintomas, pesquisadores passaram a pesquisar formas de eliminar a ressaca de uma vez.

Cientistas acreditam que o álcool em si não é o problema, mas sim o processo que do corpo para “quebrar” o álcool dentro do organismo. Por isso, a expressão inglesa “Hair of the Dog” ficou famosa. Ela dá conta de que, para amenizar os efeitos da ressaca, é necessário ingerir mais álcool, em menores quantidades. Isso, teoricamente, forçaria o organismo a ir aos poucos diminuindo o processo de quebrar essas partículas de álcool que estão no corpo.

Como a ressaca funciona?

Após a ingestão da bebida, o corpo passa por um processo metabólico em dois estágios para a eliminação do álcool. Primeiro, o fígado metaboliza o álcool em uma enzima chamada álcool desidrogenase (ADH), que depois divide-se em aldeído desidrogenase (ALDH).

Enquanto o álcool em si é geralmente culpado pelo mal-estar, o grande culpado da ressaca é, na verdade, o ALDH (enquanto o álcool é o responsável pela parte divertida da bebedeira. A exposição ao ALDH causa náuseas, dor de cabeça, vômitos e todos os outros sintomas desagradáveis.

A cura para tudo

Por isso, os pesquisadores da Yat-Sen University no Cantão, China, analisaram a forma como o numero de bebidas afeta a forma como o corpo metaboliza o álcool. Com testes de 57 bebidas diferentes, incluindo bebidas não alcoólicas, como infusões de chá, eles mediram os níveis de ADH e ALDH.

Enquanto bebidas como o chá fez com que o processo se prolongasse, fazendo com que os efeitos da ressaca durassem mais, uma bebida similar à Sprite bastante popular na China fez com que a exposição do corpo ao ALDH diminuísse consideravelmente.

Agora, os cientistas devem fazer novos testes em um estudo independente para garantir que seus resultados sejam considerados conclusivos. Até lá, você já pode fazer o teste: ao bater aquela ressaca, deixe de lado o chazinho da vovó e aposte com tudo em bebidas gaseificadas de limão.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: