Fuja dos doces: especialistas comprovam que açúcar vicia
Seja o primeiro a compartilhar

Fuja dos doces: especialistas comprovam que açúcar vicia

Equipe MegaCurioso

Não é de hoje que especialistas alertam que o consumo de açúcar pode favorecer o surgimento de doenças. A novidade vem de pesquisadores norte-americanos do Brookhaven National Laboratory: esse vilão da vida saudável pode viciar.

Segundo o estudo, o açúcar pode causar alterações cerebrais capazes de causar dependência da mesma forma que drogas como a cocaína e o álcool. Isso porque, quando ingerido, o alimento estimula a liberação de dopamina na mesma região do cérebro dos viciados das substâncias ilegais.

Pesquisas anteriores revelaram que o açúcar libera opióides, que assim como o ópio, proporcionam a sensação de euforia. Por isso, a ação das duas substâncias pode desencadear uma reação química no corpo que fará com que o indivíduo só pense em comida – mesmo poucos minutos depois de terminar a última refeição.

E o açúcar é o elemento chave dessa compulsão. Assim, quando você deixar de consumir doces, o seu humor se altera de forma semelhante à de um viciado. Por esse motivo, são comuns relatos de infelicidade e até raiva em pessoas que se submetem a dietas de restrição calórica. O inconsciente manda mensagens que somente esse tipo de alimento trará bem-estar.

A dica é consumir apenas o açúcar que está presente em alimentos como frutas e carboidratos. Assim, evite, principalmente, o açúcar refinado. Dessa forma, além de evitar tornar-se um viciado na substância, você ainda foge de doenças crônicas como o diabetes e a obesidade.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.