Confira as dicas para ter uma gravidez sem dores na coluna

20/12/2012 às 06:431 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Não há dúvidas sobre as mudanças corporais que as mulheres sofrem durante a gravidez. Conforme a barriga aumenta, há alterações na respiração, no formato do corpo e nos hormônios, fazendo com que possam surgir pequenas dores na coluna e região lombar, devido ao sobrepeso na região. A boa notícia é que há maneiras simples de aliviar o desconforto e ter uma gestação livre de dores.

Segundo a fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, Tânia Fleing, é possível suavizar os problemas com os exercícios certos. “Há sobrecarga na coluna vertebral, especialmente na região lombar, o que aumenta as queixas de dor. Mas com orientações posturais, alongamento e relaxamento muscular, é possível ter efeitos positivos e evitar esse desconforto”, explica ela.

Nesse contexto, o Instituto Paulistano de Neurocirurgia da Coluna Vertebral defende que a realização de exercícios durante a gravidez é fundamental, porém é preciso tomar cuidado com a postura durante os treinos. Movimentos frequentes do dia a dia, como sentar, levantar e abaixar também merecem atenção especial, sendo que o ideal é que a coluna permaneça sempre ereta.

Para aliviar possíveis dores, aposte na prática de caminhadas diárias e alongamento, sempre com o acompanhamento de um profissional de saúde.

Além dos exercícios, o Instituto Paulistano recomenda usar saltos mais baixos e sapatos confortáveis para não sobrecarregar as pernas e a coluna, pois conforme a barriga cresce, o ponto de equilíbrio da mulher se modifica. Assim, os músculos exercem uma atividade maior para manter a postura e compensar o déficit de equilíbrio causado pelas alterações corporais da gestação.

Outro conselho do instituto é o uso de uma órtese abdominal, que sustenta a barriga sem comprimir o abdômen e que ajuda a diminuir o desconforto das costas, fazendo a gestante se sentir melhor.

A entidade também tem truques para que as grávidas tenham uma melhor noite de sono. Para tanto, o melhor é optar por colchões rígidos, deitando-se na posição lateral com um travesseiro baixo sob o pescoço e outro entre os joelhos.

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