O chocolate pode não ser tão bom para o humor

22/03/2013 às 09:392 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Você come uma barrinha de chocolate pensando em melhorar o seu humor? Pode ser que o alimento faça o efeito ser contrário a isso, segundo uma pesquisa revelou.

Batendo de frente com vários estudos anteriores que ligavam o chocolate ao bom-humor devido à estimulação da serotonina, essa nova avaliação afirma que o consumo do alimento pode fazer você se sentir ainda mais mal-humorado por causa da quantidade de açúcar. Isso também acontece após a ingestão de junk food, como as batatas fritas.

Leia também:

De acordo com a pesquisa divulgada no Daily Mail, os especialistas da Universidade do Estado da Pensilvânia esse efeito pode ser ainda pior para o humor das mulheres que estão preocupadas com o peso e o visual, que após comerem algo que não é saudável, sofrem um agravamento de seu estado de espírito.

Porém, os pesquisadores afirmam que a piora do humor não aconteceu com as pessoas que estavam bem e positivas após consumirem opções que não saudáveis. Estas continuaram felizes. Já para quem já estava de mau humor, a situação ficou significativamente pior após o consumo destes alimentos.

A pesquisa foi feita com participantes (com hábitos alimentares pouco saudáveis e preocupação com a aparência, porém sem transtornos de alimentação) em situações reais em que eles deveriam responder perguntas sobre o seu humor e comportamentos alimentares ao longo de vários dias.

Avaliando o comportamento do dia a dia, os pesquisadores conseguiram perceber de forma mais clara os efeitos das emoções na alimentação nas pessoas do que em estudos fechados. "O que sabemos sobre o humor e comportamentos alimentares vem principalmente de estudos com pacientes com transtornos alimentares ou de pesquisas de laboratório," disse o Dra. Kristin Heron, uma das líderes do estudo.

Esta pesquisa apoia estudos anteriores que sugeriram também que os alimentos açucarados e gordurosos podem ser prejudiciais para o bem-estar mental.

Se você não resiste ao chocolate, as formas mais saudáveis de consumir o alimento são as opções com açúcar reduzido e mais cacau, que têm efeitos benéficos comprovados para a saúde.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: