Ciência
12/04/2013 às 05:52•1 min de leitura
O que você estava fazendo ontem pela manhã? Dormindo, estudando, trabalhando? Pois o Sol estava dando um show no espaço e foi fotografado pela NASA. O Observatório de Dinâmica Solar registrou a maior labareda solar vista este ano.
Você provavelmente não anda por aí procurando fotos de labaredas solares e talvez nem entenda o que seja isso, mas saiba que os astronautas da NASA chegam a classificar as labaredas, de acordo com as suas intensidades. Essa de ontem foi recebeu classificação M6.5, que não é tão grande, mas chega a causar apagões moderados.
Fonte da imagem: Reprodução/TheAtlantic
Isso tudo está acontecendo porque o Sol está completando um de seus ciclos de atividade solar neste ano, fator que se repete a cada 11 anos. Nesse período de fim de ciclo, há sempre algumas tempestades solares que produzem essas labaredas e provocam manchas em nossa estrela amarela.
Tempestades solares ocorrem quando a imensa quantidade de energia acumulada pelo Sol é liberada repentinamente, sendo equivalente a 100 bombas de hidrogênio explodindo ao mesmo tempo.
A atmosfera terrestre nos protege dos raios emitidos por esse tipo de evento, então não há motivo para pânico. Ufa!