Ciência
29/05/2019 às 08:00•3 min de leitura
Você já deve ter assistido a documentários e programas de TV sobre gêmeos siameses cuja sobrevivência — sem falar na convivência! — nos parece impossível. No entanto, apesar de esses exemplos atuais de irmãos que vivem literalmente grudados mostrarem pessoas que, dentro do possível, levam vidas normais, no passado a história era bem diferente.
Durante o século 19 e começo do 20, indivíduos que nasciam com anomalias eram tidos como aberrações, portanto, existem diversos registros de gêmeos siameses que se tornaram conhecidos e entraram para a História justamente por rodar o mundo se apresentando em circos e espetáculos de horrores. Assim, convidamos você para conhecer um pouco mais sobre alguns desses irmãos, e saber como foram — e são! — as suas vidas:
Fonte da imagem: Reprodução/Scribol
Unidas a partir da base da coluna, Millie e Christine nasceram em meados do século 19 nos EUA e eram filhas de escravos. Com poucos meses de vida, as gêmeas foram vendidas para serem apresentadas como aberrações, e esse foi apenas o começo de suas conturbadas vidas. As meninas foram sequestradas, revendidas, apresentadas em circos e até em exposições de museu e, depois de viajarem pelo Canadá e Europa, finalmente voltaram para os braços dos pais.
Millie e Christine se aposentaram da “vida artística” — e de toda a exploração que sofreram — assim que a emancipação dos escravos foi proclamada nos EUA, e foram viver em uma fazenda na Carolina do Norte. As gêmeas faleceram aos 61 anos de idade em decorrência de uma tuberculose, contraída por Millie.
Fonte da imagem: Reprodução/Scribol
Nascidas no início do século 20 em Brighton, na Inglaterra, Daisy e Violet foram doadas pela mãe biológica à parteira que as trouxe ao mundo com um mês de vida. A mulher logo percebeu que as gêmeas poderiam render muito dinheiro, e as meninas se tornaram um sucesso quando ainda eram pequeninas, aparecendo em cartões postais e se apresentando em turnês pelo mundo.
Ao morrer, a “mãe” adotiva passou a guarda das gêmeas para a filha e o marido, que depois de acumular uma bela fortuna explorando as meninas, se mudaram para os EUA. Daisy e Violet também se tornaram famosas na terra do Tio Sam, e nos anos de 30 entraram com um processo contra o casal que as explorava. Depois de receberem uma grande indenização, as duas se lançaram à carreira artística e inclusive apareceram em um par de filmes.
Após alguns anos, Daisy e Violet foram abandonadas por seu agente e foram trabalhar um supermercado nos EUA. Tragicamente, em 1969, as gêmeas foram encontradas mortas no trailer no qual viviam a causa de um surto de gripe.
Fonte da imagem: Reprodução/Scribol
A dupla acima nasceu no final do século 19 na Itália, e era unida da sexta costela para baixo, contando com alguns órgãos em dobro, como era o caso dos pulmões, coração e o estômago. Contudo, os meninos possuíam apenas um par de pernas e compartilhavam a genitália. Por outro lado, os gêmeos Tocci tinham dois braços cada um, e seus temperamentos eram completamente opostos.
Desde pequenos, Giacomo e Giovanni fizeram bastante sucesso como atração em circos e espetáculos de aberrações, e muitas vezes foram chamados erroneamente de “O Menino de Duas Cabeças”. Após alguns anos se apresentando pelo mundo, os gêmeos simplesmente desapareceram, e acredita-se que morreram com pouco mais do que 30 anos de idade.
Fonte da imagem: Reprodução/Scribol
Os tailandeses acima provavelmente sejam os gêmeos mais famosos da História, e foi graças a eles que o termo “siamês” foi adotado para identificar irmãos que nascem unidos por alguma parte do corpo, pois na época em que Chang e Eng nasceram a Tailândia se chamava Sião. Os dois eram unidos pelo peito e compartilhavam apenas o fígado, e só foram ficar conhecidos aos 18 anos, quando embarcaram com o famoso Circo de Barnum em uma turnê mundial.
Depois de alguns anos de estrada, Chang e Eng decidiram comprar uma fazenda nos EUA e se casaram com as irmãs Sarah Anne e Adelaide Yates — gêmeas, mas não siamesas —, com as quais tiveram juntos mais de 20 filhos! Os siameses faleceram aos 63 anos, depois que Chang contraiu pneumonia e morreu enquanto dormia. Eng sucumbiu algumas horas depois, depois de supostamente ter se recusado a passar por uma cirurgia para se separar do irmão.
***
*Publicado originalmente em 26/02/2014.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!