Dicas de viagem: Paris

09/05/2012 às 22:263 min de leitura

Saindo de Sevilla, meu namorado e eu pegamos um voo (de empresa low cost, claro) e fomos para Paris. Nós nunca havíamos ido a essa cidade e estávamos meio apreensivos com a fama que os parisienses têm de serem antipáticos e agirem de má vontade com os turistas, mas a impressão que tivemos logo no aeroporto já mostrou o contrário.

Torre Eiffel, o símbolo máximo de Paris. (Fonte: Thinkstock)

Fomos muito bem recebidos no guichê de informações (inclusive, ao perceber que éramos brasileiros, o atendente se propôs a falar português) e, depois, encontramos um francês muito simpático que nos ajudou a localizar o metrô para irmos ao centro (novamente, o aeroporto fica longe da área central e o táxi sairia muito caro).

Diferente de Madrid, o metrô de Paris não é bonito nem novo. Os trens são todos pichados, assim como as estações. É melhor fazer vista grossa e voltar à superfície assim que possível.

Moulin Rouge. (Fonte: Thinkstock)

Onde ficar

Paris é uma cidade bastante espalhada e o ideal é se hospedar em um hotel próximo ao centro. Se você estiver controlando o orçamento na viagem, será um pouco trabalhoso encontrar um lugar que não seja muito caro, tenha o mínimo de conforto e ainda seja bem localizado.

Arco do Triunfo e Champs-Élysées. (Fonte: Thinkstock)

Depois de muito pesquisar, o hotel em que fiquei foi um achado: o Hotel de L’Alma fica a cerca de 5 minutos de caminhada da estação de metrô Les Invalides e a 10 minutos da Torre Eiffel. Embora não tivesse nenhum luxo, o hotel era limpo e tinha os dois itens imprescindíveis para quem pretende passar a maior parte do dia fora: uma cama e um banheiro com água quente.

O que visitar

Paris é a cidade mais visitada do mundo, e seus pontos turísticos já são bem conhecidos. Por isso, a ideia do post é dar algumas dicas práticas para outros visitantes de primeira viagem.

Torre Eiffel

Faça reservas. Nós não sabíamos que era possível agendar a visita e ficamos duas horas e meia na chuva, esperando na fila para subir na torre – e o andar mais alto estava fechado. Se você for a Paris no inverno, agasalhe-se muito bem para ir à Torre Eiffel: lá em cima faz ainda mais frio. O que ajudou a amenizar a espera foi que eu tinha uma sombrinha na bolsa.

Torre Eiffel à noite. (Fonte: arquivo pessoal/Wikerson Landim)

E não adianta deixar alguém esperando enquanto você vai dar uma voltinha: presenciamos uma família inteira ser expulsa da fila porque duas pessoas quiseram se juntar ao grupo numa altura mais avançada.

Passeio de barco no Rio Sena

Uma atração interessante em Paris é fazer um passeio de barco pelo Rio Sena, passando pelos principais pontos turísticos e ouvindo explicações sobre eles. Existe mais de uma empresa que realiza esse microcruzeiro, e a nossa escolhida (a única que encontramos, na verdade) foi a Bateaux-Mouches.

Passeio de barco no Rio Sena. (Fonte: arquivo pessoal)

O passeio dura 1 hora e a gravação reproduz as explicações sobre os pontos turísticos em francês, inglês e espanhol. Os preços para adultos começam em 11,50 euros. Dica: se você fizer o passeio à noite, no inverno (assim como eu fiz), se agasalhe muito bem, porque faz muito frio na parte externa do barco.

Ponte dos cadeados

Uma tradição dos casais que visitam Paris é escrever seus nomes num cadeado, prendê-lo numa ponte e jogar as chaves no Rio Sena. Dessa forma, os pombinhos ficariam unidos para sempre.

Pont de L’Archevêché: nosso cadeado está aí. (Fonte: arquivo pessoal)

Embora eu tenha visto cadeados presos em todas as grades possíveis nas outras cidades, foi em Paris que eles mais apareceram. As duas pontes mais comuns para colocar o seu são Pont dês Arts e Pont de L’Archevêché.

Quartier Latin

Depois que saímos da Catedral de Notre Dame e prendemos nosso cadeado na grade de Pont de L’Archevêché, chegamos sem querer ao Quartier Latin, uma região repleta de restaurantes de preços acessíveis, com luminosos coloridos e funcionários barulhentos nas portas, tentando atrair os fregueses.

Restaurante no Quartier Latin. (Fonte: arquivo pessoal)

Apesar desses “pescadores de clientes” serem um pouco invasivos (bastante, na verdade), o movimento das pessoas nas ruas e a quantidade de estabelecimentos abertos formam um cenário interessante. Importante: vários guias de viagem aconselham que você observe a aparência do local antes de pedir um prato, pois alguns podem deixar a desejar na qualidade.

Museu do Louvre

O museu mais famoso do Paris – o mais famoso do mundo, talvez? – é realmente muito, muito grande. De acordo com a gravação do passeio de barco no Rio Sena, observar todas as obras do Museu do Louvre, ficando um minuto na frente de cada uma, levaria quatro meses. Por isso, se você só tem um dia de visita a esse local, é preciso se planejar.

Museu do Louvre. (Fonte: arquivo pessoal)

Selecione as principais obras de arte que você desejar ver de perto (o mapa do Museu mostra as mais importantes de cada andar) e vá direto a elas. Como o Museu é enorme e você terá que andar muito entre uma atração e outra, você acabará vendo muitas obras pelo caminho.

Outra dica é comprar seu ingresso (10 euros) antecipadamente, pois a fila da bilheteria é bem longa e demorada. No meu caso, fomos comprar as entradas no dia anterior à visita, próximo do horário de fechamento do Museu.

Palácio de Versailles

Meu ponto turístico preferido durante esta etapa da viagem, o Palácio não fica em Paris, mas sim na cidade de Versailles. O luxo do lugar é impressionante, e a construção faz jus ao apelido de Luís XIV: Rei Sol.

Jardins do Palácio de Versailles. (Fonte: arquivo pessoal/Wikerson Landim)

Para visitar o Palácio, vale a mesma dica do Museu do Louvre: compre seu ingresso (15 euros) antes e escape da fila – inclusive, compramos nossas entradas no próprio Museu, em uma das lojas de presentes.
Além disso, se o tempo estiver bom, você pode levar alguns quitutes e fazer um piquenique nos jardins do Palácio, se sentindo a própria Maria Antonieta.

.....
Não deixe de ver fotos de mais pontos turísticos de Paris na galeria abaixo. Até o próximo post, em Pisa!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: