Academia: qual exercício aeróbico é melhor?

04/07/2011 às 14:182 min de leitura

Para quem não tem tempo nem disposição para gastar as calorias na rua, as academias, em geral, oferecem três aparelhos para eliminar as gordurinhas: esteira, bicicleta e transport (elíptico). Todos são benéficos para o sistema cardiovascular, melhoram o condicionamento físico, queimam calorias e, consequentemente, mandam os quilinhos extras embora.

Porém, existem alguns fatores que podem influenciar no efeito de cada um. É preciso prestar atenção à velocidade, carga, intensidade e frequência cardíaca durante a execução de cada exercício para obter melhores resultados.

Se esses aspectos forem parecidos durante a atividade, o benefício em qualquer um dos aparelhos será semelhante, tanto o gasto calórico quanto o aumento da massa magra.

O importante é manter a posição do corpo adequada para aproveitar todos os resultados que eles oferecem.

Elimine a gordura caminhando ou correndo

A esteira é a preferida daqueles que gostam de variar no exercício a cada dia. Isso porque ela oferece a opção de caminhada ou corrida, além de ser possível ajustar a inclinação, para simular diferentes situações.

Se comparada ao asfalto, ela reduz em até seis vezes o impacto dos passos. E por imitar uma atividade cotidiana, a esteira ainda apresenta baixo grau de dificuldade e ausência de fadiga localizada.

Quem gosta de correr tem mais um motivo para escolhê-la. Essa atividade queima 40% mais calorias que os concorrentes transport e bicicleta. Além disso, trabalha todos os músculos da perna, com ênfase nas coxas e panturrilhas. Braços, ombros, glúteos e abdômen também são beneficiados.

É importante ressaltar que a esteira não é recomendada para pessoas que possuem lesões graves nas articulações, principalmente na coluna vertebral e nos membros inferiores.

Outro cuidado importante é não parar a esteira repentinamente. Quando o cansaço bater, diminua a velocidade gradativamente para evitar tonturas e alterações respiratórias.

Bicicleta: um exercício democrático

Quem sofre com o impacto nas articulações provocado pela esteira não tem desculpas para ficar sem malhar. A bicicleta é indicada para gestantes, idosos, pessoas acima do peso e com problemas de coluna por ser um exercício de baixo impacto e que exige menos da massa muscular.

E ela ainda pode ser muito agradável. Alguns modelos do aparelho permitem pedalar sentado, possibilitando assistir televisão e até mesmo ler enquanto você gasta as energias em excesso.

Porém, aqueles que quiserem otimizar o gasto calórico durante o exercício podem aumentar a carga e a velocidade. A bicicleta fortalece principalmente as pernas, mais especificamente a parte anterior da coxa.

Para evitar lesões, é preciso regular a altura do assento, para que as pernas fiquem semi flexionadas durante o movimento. Além disso, mantenha braços e pescoço relaxados e não curve as costas.

A bicicleta é contraindicada apenas para quem possui problemas nos joelhos, por causa da constante flexão e extensão das articulações da região.

Aumente a frequência cardíaca com o transport

Entre todos os aparelhos, o transport é o que apresenta menor impacto e, por isso, oferece o menor risco de lesões.

Mas isso não quer dizer que seus resultados sejam menores. O elíptico possui o maior grau de dificuldade entre as três opções, por isso, aumenta a frequência cardíaca mais rapidamente durante a atividade.

Assim, fica mais fácil otimizar o gasto calórico. Além disso, o transport ajuda no ganho da massa muscular dos membros inferiores, que são os mais utilizados durante o exercício.

Como é possível regular a velocidade e a intensidade do esforço no elíptico, não há contraindicações.

Independente do aparelho escolhido, todo exercício aeróbico apresenta benefícios e restrições que variam de acordo com o indivíduo. Por isso, antes de começar qualquer atividade, é importante procurar um médico e fazer uma avaliação física.

Somente assim é possível praticar esteira, bicicleta ou transport com segurança. E fazendo 30 minutos diários, seu corpo ficará de dar inveja a qualquer uma.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: