Estilo de vida
05/09/2011 às 14:33•3 min de leitura
Quem pensa que luta é esporte para homem está enganado. Cada vez mais mulheres estão aderindo à prática da modalidade não só para aprender a se defender, mas para mandar os quilinhos extras embora de uma vez por todas.
Existem modalidades que podem derreter até 1 mil calorias por aula. E a perda de peso não é o único benefício das lutas. Independente da versão escolhida, todas elas aumentam o condicionamento físico muscular e cardiovascular, melhoram a coordenação motora, desenvolvem o autocontrole, ensinam métodos de defesa pessoal e ainda elevam a resistência do organismo.
Em geral, as artes marciais fortalecem corpo e mente. E para quem quer endurecer glúteos, bíceps, tríceps, panturrilha e abdômen, é a escolha perfeita.
Assim como em academias e outras atividades físicas, é recomendado fazer uma avaliação com um profissional antes de começar os treinos. Isso porque seu peso e altura precisam estar de acordo com aquilo que você deseja praticar.
Outra dica importante é não deixar de lado a musculação e a alimentação saudável. A primeira vai ajudar você a ter um desempenho melhor durante as lutas, fortalecendo os membros, enquanto a segunda será a fonte de energia necessária para o treino ser proveitoso.
Escolha já a modalidade que mais combina com você e seque as gordurinhas para o verão.
Boxe
A modalidade é a preferida de celebridades como Sabrina Sato e Fernanda Souza. O treino chama atenção não apenas pela parte da luta, mas pela intensidade dos exercícios para o preparo físico. As alunas precisam praticar flexões, abdominais e corrida em todas as aulas.
Os benefícios do esporte são, principalmente, para os músculos dos braços, pernas e abdômen, além da melhora do reflexo.
Em cada aula de aproximadamente uma hora, é possível eliminar (com muito suor) 800 calorias, aliviar o stress do trabalho, ganhar mais resistência, fôlego, rapidez e tonificação muscular.
O boxe não tem contraindicações, mas vale lembrar que é importante participar de uma avaliação física antes de começar.
Body Combat
Quem gosta de mesclar ginástica com artes marciais vai gostar do Body Combat. Ele é oferecido pela maioria das academias em aulas animadas em que é possível perder até 800 calorias sem nenhum tipo de contato físico.
Com a animação da música, a atividade mistura vários estilos de lutas com golpes praticados durante a coreografia.
Apesar de não agregar muito no aspecto da defesa pessoal, o Body Combat também define os músculos e aumenta o condicionamento físico.
Muay Thai
Cada vez mais popular nas academias brasileiras, o poder de queimar calorias do Muay Thai tem atraído mais adeptas para a modalidade. As iniciantes gastam aproximadamente 1 mil calorias em uma hora, mas as experientes podem emagrecer o dobro nesse mesmo tempo!
Assim como no boxe, a luta valoriza o preparo físico, fundamental para que a qualidade dos socos, chutes e joelhadas seja alta.
As articulações também têm um papel importante no esporte. Assim, os punhos, cotovelos e canelas são muito trabalhados. Por isso, quem tem problemas em alguma dessas regiões deve evitar a modalidade.
Além da melhora do condicionamento físico, os alunos também sentem os benefícios na autoestima e no equilíbrio.
Capoeira
Essa modalidade bem brasileira também é amiga do emagrecimento. Em cada aula, é possível queimar até 750 calorias, aumentar o condicionamento físico e os conhecimentos em defesa pessoal.
Porém, o diferencial da capoeira é o equilíbrio da mente que ela proporciona por meio da música. Além disso, para quem quer acabar com a barriguinha e deixar as pernas mais firmes de um jeito gostoso, essa é uma das melhores escolhas.
Karatê
Quem deseja fortalecer pernas e braços e queimar calorias sem contraindicações pode optar pelo Karatê. A prática da modalidade é capaz de queimar 900 calorias por aula, além de favorecer o equilíbrio e aliviar o stress acumulado durante o dia.
Porém, para obter um desempenho melhor no esporte, a dica é cuidar da alimentação e ter boas noites de sono.
Kung Fu
Essa modalidade vai além do condicionamento físico e da queima de calorias, tendo como um dos focos o aperfeiçoamento do equilíbrio mental e espiritual.
Assim, por meio do Kung Fu é possível conquistar mais flexibilidade, coordenação e concentração. Mas o gasto de energia não fica de fora: é possível perder 850 calorias em uma aula!
O esporte é formado por uma sequência de golpes feita com braços e pernas, simulando movimentos de animais. Além disso, o uso de acessórios, como espadas, lanças e bastões, ajudam a tonificar os músculos e eliminar as gorduras.
O resultado é corpo e mente em equilíbrio, já que a modalidade também diminui a ansiedade.
Jiu-Jitsu
O esporte ainda é pouco praticado pelas mulheres, já que envolve golpes mais intensos. Porém, aquelas que experimentam não se arrependem. Cada aula é capaz de queimar 1 mil calorias, além de favorecer o aprendizado de técnicas de defesa pessoal.
Vale-tudo ou MMA
Impulsionado pela popularização do UFC (Ultimate Fighting Championship), o vale-tudo tem chamado a atenção das mulheres que querem emagrecer.
Por ser uma mistura de todas as artes marciais (MMA significa Mixed Martial Arts), o esporte é dinâmico e tem treinos puxados capazes de mandar embora mais de 1 mil calorias!
Porém, é uma opção apenas para quem gosta de golpes mais intensos.
Tae Fight
Ainda em crescimento no Brasil, a Tae Fight, assim como o Body Combat, também mistura ginástica e luta. A coreografia não proporciona o contato entre os participantes, que treinam apenas simulações de combates.
A técnica favorece a concentração, a coordenação motora e a força, além de eliminar as calorias e o stress do dia a dia.
E você, já escolheu a sua modalidade preferida?