Ciência
23/09/2011 às 16:50•4 min de leitura
Com os dias de calor cada vez mais próximos, fica difícil não pensar em formas de se refrescar no verão. E uma das mais comuns (e deliciosas) é apreciar um bom sorvete.
Além de ser o dia oficial da chegada da primavera ao Brasil, hoje também é comemorada a data dessa refrescante sobremesa. E ela está presente no nosso cardápio há bastante tempo.
O sorvete surgiu há mais de 3 mil anos na China, onde era feito de forma bem rústica, com neve, mel e frutas. Ao chegar à Europa, principalmente na Itália, a delícia ganhou novas texturas e sabores que conquistaram cada vez mais adeptos.
No Brasil os sabores se multiplicam em todos os verões, somando uma produção de 950 milhões de litros todo ano. E parece que além de ajudar a espantar o calor, a sobremesa ainda faz bem à saúde.
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard (Estados Unidos) revelou que ela pode favorecer a fertilidade feminina. Assim, quem deseja engravidar deve investir no consumo do sorvete para tornar o plano em realidade.
A descoberta surgiu depois da análise da rotina de 18 mil mulheres, em que os pesquisadores constataram que trocar o leite integral por sorvete duas vezes na semana aumenta em 85% as chances de ovulação.
Essa delícia típica do calor ainda é uma poderosa fonte de cálcio e proteínas. Em duas bolas de sorvete, é possível encontrar a mesma quantidade desses nutrientes que existe em um copo de leite. Mas o alimento não tem somente vantagens. Rico em calorias e gorduras, ele não apenas pode aumentar suas medidas, mas também causar prejuízos à saúde.
Coma sorvete sem sair da dieta
Quem busca o emagrecimento sabe que o sorvete deve passar longe do cardápio para não prejudicar os resultados. Mas há dias em que é difícil resistir à tentação, principalmente quando o calor é intenso.
É possível render-se à sobremesa sem comprometer o tamanho da silhueta. A dica é consumi-la com moderação, fazendo escolhas inteligentes e assim, matar a vontade do doce. Vale também investir em refeições mais leves após ingerir o alimento, sem deixar de lado a prática de exercícios físicos.
Assim, prefira sempre os picolés de frutas. Eles são menos calóricos, principalmente as versões feitas com água em vez de leite. E você pode diminuir ainda mais o número de calorias consumidas na hora de optar pelo sabor: limão, morango ou abacaxi são mais vantajosos que uva, coco ou banana, por exemplo.
Em geral, os picolés de frutas cítricas são as melhores escolhas, já que contribuem para afinar a cintura, graças aos ativos presentes nos ingredientes.
Porém, se a vontade de um sorvete cremoso rico em leite bater, você não precisa fugir. Uma vez por semana o consumo dessa versão da sobremesa. A porção não pode ultrapassar uma bola, mesmo entre os sabores de fruta. Coberturas e outros acompanhamentos também devem ficar de fora. Se puder, dispense ainda a casquinha.
O surgimento dos sorvetes de massa à base de iogurte foi uma ótima notícia para aquelas que estão de dieta, já que eles possuem menos calorias e gorduras. No entanto, seja esperta na hora de escolher os acompanhamentos: frutas e geleias light estão liberadas, ao contrário das farofas doces e coberturas de chocolate.
Quando for comprar um pote de sorvete no supermercado, fique de olho na embalagem. As versões livres de gorduras trans, que favorecem o surgimento de doenças cardiovasculares, são as mais indicadas. As opções diet, ao contrário do que o nome sugere, não são uma boa escolha para quem está de dieta.
Como elas são destinadas aos diabéticos, em sua composição não há açúcar, mas, em compensação, possuem mais gorduras que os sorvetes convencionais. Assim, não se iluda com a redução no número de calorias, que pode chegar a até 50%. É preciso analisar toda a tabela nutricional presente no rótulo.
O sorvete amigo da dieta
Para ajudar quem não resiste ao sorvete a conquistar uma alimentação mais saudável, universidades e laboratórios brasileiros estão investindo em pesquisas para tornar o alimento um aliado da dieta.
Na Embrapa, por exemplo, surgiu o sorvete sem leite de vaca, que utiliza a soja sem casca em substituição ao outro componente. O resultado foi uma sobremesa refrescante rica em proteína e gordura boa, ideal para o consumo daquelas que são intolerantes à lactose.
Outra versão saudável do sorvete foi criada na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Nela, o principal ingrediente é o inhame, capaz de limpar o sangue, amenizar cólicas menstruais e sintomas da TPM, reforçar o sistema imunológico e estimular a libido. Ele ainda tem ação anti-inflamatória, podendo ajudar no combate da celulite e do acúmulo de gordura.
O valor calórico também é um estímulo a mais para o consumo desse sorvete: enquanto uma bola de chocolate pode ter 120 calorias, essa versão tem apenas 69! E quem provou garante que o gosto não deixa a desejar.
No entanto, ainda não é possível encontrar a criação em sorveterias convencionais. A boa notícia é que você pode fazer a receita em casa. Confira o modo de preparo abaixo e aproveite o verão sem engordar!
Ingredientes
400 g de inhame
400 mL de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural
200 mL de leite condensado light
300 mL de creme de leite
2 colheres de sobremesa de emulsificante
Modo de preparo
Para começar, descasque e cozinhe o inhame. Em seguida, pique o tubérculo em pedaços médios e bata-os no liquidificador, com o kefir (ou iogurte natural) e o leite condensado light. Se preferir tomar picolé, já pode levar a mistura ao congelador. Mas, se você desejar o sorvete cremoso, misture na batedeira o creme de leite gelado e o emulsificante e junte as duas partes. Coloque em um recipiente plástico, leve ao congelador e deixe descansar de um dia para o outro ou por, no mínimo, quatro horas. Antes de servir, o alimento alguns minutos fora do congelador.
Dicas
Quem não tiver inhame em casa pode usar outro tubérculo, como batata-doce, macaxeira ou aipim.
O emulsificante também pode ser substituído por essência de linhaça. Basta ferver um pouco da semente em água e retirar 2 colheres de sobremesa do líquido para a receita.
Ingredientes
Base do sorvete:
2 claras
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
4 copos de iogurte natural desnatado
Cobertura:
200 g de amora congelada (ou morango, framboesa, cereja)
1 xícara de água
1 xícara (chá) de açúcar light
Modo de preparo
Sorvete:
Em uma tigela média, coloque as claras e bata até ficarem firmes. Acrescente metade do açúcar para obter uma espécie de chantilly. Em seguida, em uma panela pequena (separada da clara em neve batida) junte o restante do açúcar com a água. Leve ao fogo baixo para ferver e formar uma calda grossa. Despeje a calda fervente em forma de fio sobre o chantilly, batendo sempre para formar o marshmallow e continue a bater até que esfrie completamente. Depois, adicione o iogurte natural e bata por 10 minutos, aumentando a velocidade da batedeira. Cubra com um filme plástico e leve ao freezer para tomar a consistência de sorvete. Duas horas depois, retire do congelador e bata novamente por 10 minutos. Por fim, deixe o sorvete de um dia para o outro no congelador e estará pronto.
Cobertura:
Derreta o açúcar com cuidado para que ele não queime, quando ele estiver derretido acrescente a água e metade da fruta. Espere o caramelo derreter completamente, abaixe o fogo e complete com a outra metade das frutas. Para finalizar, deixe esfriar e quando o sorvete estiver pronto basta jogar por cima.