Maionese: vilã ou amiga da dieta?
Seja o primeiro a compartilhar

Maionese: vilã ou amiga da dieta?

Equipe MegaCurioso

Em geral, a maionese é um dos primeiros alimentos que você tira do cardápio ao começar a dieta. Essa atitude está relacionada ao fato de sempre associarmos essa delícia a refeições gordurosas, como hambúrguer, batata frita e cachorro quente. Porém, ela não faz parte desse grupo.

Na verdade, a maionese pode ser uma das aliadas do emagrecimento. Consumir uma colher da versão industrializada tradicional adiciona apenas 40 calorias ao cardápio e ainda ajuda a prolongar a sensação de saciedade. Isso porque como ela é composta por lipídios e tende a demorar mais para ser digerida. As versões light são uma opção ainda melhor, já que contêm apenas 12 calorias por porção.

O alimento ainda traz benefícios para o organismo. Ele é fonte de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que são gorduras essenciais ao funcionamento do corpo.

Todas essas vantagens graças ao tipo de óleo utilizado na preparação da maionese. Por ser vegetal, ele é composto apenas por gorduras boas (poli e monoinsaturadas), que não aumentam o LDL, conhecido como colesterol ruim. Já as gorduras trans, conhecidas por favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares, ficam de fora da composição.

Assim, experimente incluir a maionese em seu cardápio associando-a a alimentos saudáveis, como legumes e opções de proteínas magras, como peixes e frango.

Abaixo, você encontra uma sugestão de receita para consumir o alimento sem peso na consciência. O seu corpo agradece.

Molho delicioso para saladas

Ingredientes:

1 xícara de maionese
3 colheres de sopa bem cheias de iogurte natural
½ limão pequeno espremido
1 pitada de sal (bem pouco, pois a maionese já vem salgada)
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de alho-poró picado (opcional)

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture bem todos os ingredientes. Assim, estará pronto para consumo. Rende 5 porções.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.