Prepare o corpo para o verão com o Muay Thai

19/11/2012 às 13:082 min de leitura

undefinedCrédito: Thinkstock

Perda de peso rápida, flexibilidade, além da tonificação de pernas, glúteos e abdômen: com todas essas vantagens e muitas outras o Muay Thai tem se tornado uma das modalidades preferidas pelas mulheres, que estão em busca de garantir a boa forma ainda neste verão.

Celebridades como Carolina Dieckmann, Sabrina Sato, Milena Toscano e Fernanda Paes Leme já revelaram que são fãs da prática, divulgando a modalidade como uma ótima aliada para conquistar um corpo mais bonito e torneado.

Também chamada de boxe tailandês, esta luta é conhecida como a "arte das oito armas", pois é caracterizada pela utilização de punhos, cotovelos, joelhos e pés nos movimentos, que podem ser feitos individualmente ou como o método tradicional de contato com outro lutador.

undefinedCrédito: Thinkstock

No caso das aulas para as mulheres, os treinos são realizados com exercícios de ataque e defesa entre as alunas, que revezam em movimentos com as luvas, estimulando a agilidade e a força. Os exercícios de golpes com as pernas e braços também podem ser feitos em aparadores e sacos de areia. O treino também é composto de atividades de aquecimento com polichinelo e fortalecimento específico com flexões de braço, agachamentos e abdominais.

Benefícios sem monotonia

De acordo com Peterson Revay, campeão mundial de Hapkido e professor de MMA — luta com chutes, golpes e técnicas de imobilização no chão, que engloba também os movimentos do Muay Thai e Jiu Jitsu — o corpo todo é beneficiado pelos movimentos da prática, principalmente a musculatura dos braços, ombros, pernas, costas e abdômen. “O Muay Thai define o corpo todo, diminui a circunferência abdominal, melhora a capacidade respiratória e a oxigenação do sangue”, comenta Peterson.

undefinedCrédito: Thinkstock

E para quem está de olho na eliminação das gordurinhas no verão, a modalidade é excelente, pois favorece um alto gasto calórico com seus movimentos de luta e exercícios agregados, podendo garantir uma perda de peso mais rápida do que outras atividades aeróbicas — quando aliada a uma dieta balanceada e saudável, é claro. O professor Peterson afirma que em uma hora de aula é possível gastar até mil calorias! Além disso, o Muay Thai é uma prática dinâmica, que não enjoa e pode ser bastante divertida.

Além dos benefícios no condicionamento físico, a atividade também é excelente para mandar o stress para longe, promovendo ainda uma melhora na concentração, disciplina e na autoconfiança do praticante.

Segundo Peterson Revay, a prática do Muay Thai deixa a pessoa mais tranquila, pois com o intenso trabalho cardiovascular que a modalidade proporciona, são liberados hormônios que promovem o bem-estar e aliviam o stress, como a endorfina. O trabalho de força em chutes, socos, joelhadas e cotoveladas, também é ótimo para extravasar e liberar a tensão do dia a dia.

undefinedCrédito: Thinkstock

A autoestima é outra grande beneficiada dessa prática. Afinal, além da perda de peso, o corpo ganha músculos mais definidos e torneados. Além disso, a melhora na oxigenação do sangue favorece a circulação, deixando a pele mais bonita. A pessoa que pratica a modalidade de combate também se sente mais confiante e disposta para enfrentar as “lutas” da rotina diária.

Gostou das vantagens do Muay Thai? Agora é só procurar uma academia que ofereça a atividade para exterminar as gordurinhas e ficar com tudo em cima para 2013. No entanto, como em qualquer outra atividade, é importante conversar antes com um profissional da área para saber mais sobre a prática, que é de alta intensidade e pode não ser ideal para algumas pessoas. Para quem está parada há muito tempo, é importante consultar um médico para a realização de exames cardiorrespiratórios a fim de praticar a modalidade com mais segurança.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: