
Ciência
20/12/2012 às 15:18•3 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Embora todas nós sabemos que uma alimentação saudável e a prática de exercícios são as melhores formas para se manter em forma, existem realmente mais alguns truques que também ajudam bastante na luta contra a balança.
O site britânico iVillage sugeriu sete dicas, que podem até parecer um pouco estranhas a princípio, para auxiliar no emagrecimento. Os truques não foram sugeridos à toa, pois cada um deles tem um fundo científico para explicar a sua eficácia, sendo que eles são baseados em pesquisas. Confira abaixo.
Coma na frente de um espelho
Pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona e Universidade Erasmus Rotterdam descobriram que se ficarmos nos observando ao fazer as refeições pode ser um gatilho poderoso para consumir menos.
Durante seus experimentos, os pesquisadores colocaram um espelho na frente dos participantes e descobriram que aqueles que comeram olhando o reflexo deles consumiram menos alimento. Os especialistas acreditam que isso acontece porque o fato das pessoas se observarem comendo as tornam mais conscientes de seus corpos, além delas não quererem ser vistas exagerando na comida.
Escolha companhias masculinas na hora das refeições
Crédito: Thinkstock
Se você quiser reduzir o seu consumo de alimentos quando for almoçar ou jantar fora, uma pesquisa sugeriu que a melhor companhia para você é um homem — seja ele um amigo, namorado, marido ou até um possível pretendente.
Segundo um estudo feito pelas universidades Indiana da Pennsylvania e Akron, a companhia de um homem nas refeições faz com que as mulheres comam menos. O efeito no público masculino, quando comem acompanhados de outro homem, também é o mesmo.
Os pesquisadores acreditam que isso acontece porque estamos mais conscientes de nosso gênero e quando estamos acompanhadas de alguém do sexo oposto as mulheres restringem a sua alimentação para parecerem mais femininas.
Pague com dinheiro
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Cornell e Binghamton, usar o seu cartão de crédito para pagar as suas refeições podem fazer você engordar.
Como já é de conhecimento geral, quando pagamos alguma compra com cartão de crédito, temos a propensão de gastar além da conta do que quando pagamos com dinheiro vivo. E esse exagero também se reflete no seu peso. Portanto, para afastar os quilos e poupar algum dinheiro, retire dinheiro suficiente para o dia e, em seguida, deixe seus cartões em casa.
Cheire baunilha
Crédito: Thinkstock
Você sabia que sentir o cheio de baunilha pode fazer você sentir menos vontade de comer doces? Se você pensava que o efeito podia ser contrário, saiba que o fato foi comprovado por uma pesquisa britânica.
Um estudo realizado no hospital St. George, no sul de Londres, descobriu que colocar adesivos com aroma de baunilha no dorso das mãos dos participantes reduziu significativamente o apetite deles por alimentos e bebidas doces. Acredita-se o cheiro de baunilha pode ajudar a suprimir os desejos por doces.
Uma boa sugestão para você testar se funciona é acender uma vela de baunilha quando você for fazer as suas refeições ou mesmo passar um pouquinho de essência dessa especiaria no dorso das mãos.
Nunca coma de pijamas
Depois de um dia cansativo, é uma delícia chegar em casa, tomar um banho relaxante, colocar o pijaminha e comer tranquilamente. No entanto, comer enquanto você está vestida com essa roupa tão confortável pode fazer você engordar.
Segundo o site iVillage, usar roupas soltas, como calças largas de amarrar e pijamas podem levar você a comer um pouco a mais do que se estivesse com outra roupa. Isto porque as roupas folgadas lhe dão a ilusão de você estar mais magra e faz você pensar menos sobre o seu visual.
Deixe a sua cozinha azul
Crédito: Thinkstock
Azul não é apenas uma cor perfeita para as paredes do quarto, sendo sempre indicada como uma tonalidade tranquilizante. O tom azul é também ideal para a cozinha daqueles que tentam perder peso. Acredita-se que o verde e o azul agem como supressores do apetite (enquanto amarelo e vermelho estimulam o apetite).
Mas você não precisa pintar a cozinha toda de azul! Você pode optar por pratos azuis, toalhas de mesa ou ter alguma parede de sua sala de jantar dessa cor para ajudar a manter a sua fome mais longe.
Acesse o Facebook
Com o constante perigo à espreita de ser marcada em uma foto em que você apareça fora do peso, podendo ser transmitida para todos verem, as redes sociais se tornaram um gatilho enorme para a perda de peso das pessoas.
De fato, um estudo realizado pela Fitbit mostrou que se identificar em fotos que não deveriam aparecer no Facebook é uma forma de incentivo para a perda de peso dos britânicos.