Goiaba: faz bem para a dieta e fortalece a imunidade

Goiaba: faz bem para a dieta e fortalece a imunidade

Equipe MegaCurioso

Crédito: Thinkstock

Apostar em frutas da estação é uma forma inteligente de adicionar mais nutrientes ao cardápio sem gastar muito, além de ser boa uma oportunidade de variar a alimentação. E nesse começo de outono, ainda é possível encontrar goiabas a um preço camarada para dar uma ajuda na dieta.

Para quem quer emagrecer, a fruta é aliada por ser rica em fibras que favorecem a saciedade, ou seja, você não vai sentir fome por um bom tempo. Além disso, cada 100 gramas da fruta tem em média apenas 54 calorias, independente se ela forma vermelha ou branca.

Segundo a nutricionista funcional da academia Mobi Dick, Amanda Nogarolli, a goiaba se destaca por ter um grande potencial antioxidante, já que a vermelha possui muito licopeno. Outra curiosidade é que ela é uma fonte rica em vitamina C, tendo cinco vezes mais desse nutriente do que a laranja. Por isso, o consumo contínuo auxilia no combate a gripes e resfriados. A fruta também fornece vitamina A.

Para aproveitar os benefícios, a especialista sugere consumir uma goiaba três vezes por semana e assim melhorar a imunidade. Vale consumir na forma de suco ou mesmo a fruta bem higienizada.

Porém, quem não estiver muito preocupada com as calorias pode experimentar também receitas mais criativas com a fruta, como a do pudim abaixo.

Pudim de geladeira sabor goiaba

Crédito: Reprodução - Tudo Gostoso

Ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado (395 g cada)
  • 3 caixinhas de creme de leite (200 g cada)
  • 2 colheres rasas de sopa de leite em pó
  • 200 ou 250 mL de suco concentrado de goiaba
  • Goiaba em calda
  • 2 sachês de gelatina incolor sem sabor (ou 24 g)
  • Rodelas de goiaba para decorar

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o leite em pó e o suco de goiaba. Depois que tudo estiver bem misturado, coloque três metades de goiaba em calda e bata só mais um pouco, deixando pedaços inteiros. Em seguida, prepare os dois sachês de gelatina em um papeiro com 10 colheres de sopa de água. Leve ao fogo baixo, misturando sempre a gelatina sem deixar ferver. Junte aos outros ingredientes com o auxílio de uma colher. Leve ao congelador por 2 a 3 horas em uma forma de plástico, vidro ou silicone, que tenha furo no meio e esteja levemente untada com margarina. Por fim, desenforme o prato, decore com tiras de goiaba em calda ou com as rodelas da fruta natural. É possível derramar também um pouco da calda da goiaba sobre o pudim. Então é só servir.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.