Dicas para manter a rotina de exercícios durante o inverno

07/06/2013 às 13:211 min de leitura

Crédito: Shutterstock

O clima esfriou e você já faltou à academia esta semana? Deixou de fazer sua corrida matinal? Abusou um pouquinho dos alimentos calóricos? Pois esses são alguns dos indícios de que o inverno está se aproximando e com ele vem a preguiça de seguir com a saudável rotina de exercícios físicos.

No entanto, para garantir sua saúde e boa forma no verão, o importante é não se desanimar durante os dias mais frios. Por isso, Guilherme Lacerda, professor e coordenador da Runner Leopoldina, dá dicas de como estimular o corpo para garantir energia e vitalidade durante o ano todo.

Leia também:

“Pessoas que praticam atividades físicas nessa época têm vantagens únicas, como a melhora do apetite e do sono, além de manter uma rotina saudável”, explica o especialista. Por esse motivo, quando a temperatura cai é hora de espantar a preguiça e não ceder à tentação de trocar seus exercícios físicos por alguns minutinhos a mais na cama.

Crédito: Shutterstock

O profissional recomenda que todo treino comece com um aquecimento para espantar o frio. Dessa maneira, a temperatura corporal aumenta, assim como ocorre a liberação de vários hormônios – a adrenalina e a noradrenalina, por exemplo – que são importantes para aumentar a sua disposição durante o treino.

Quando for hora de começar a se exercitar, Guilherme Lacerda ressalta que o ideal é manter os batimentos cardíacos elevados e evitar pausas longas ou intervalos excessivos, já que isso pode fazer com que o corpo esfrie e fique mais suscetível a lesões e contraturas musculares.

Ao finalizar seus exercícios, o profissional também aconselha um aquecimento pós-treino. “É fundamental se agasalhar antes de sair na rua, pois o corpo está muito quente e a temperatura externa bem baixa. Esse choque térmico pode baixar a imunidade e provocar uma gripe inesperada”, recomenda o professor.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: