publicidade

As árvores podem morrer de velhice?

17/10/2017 às 11:152 min de leitura

A árvore mais antiga do mundo pertence à espécie Pinus longaeva, que não recebeu esse nome à toa: ela tem aproximadamente 5 mil anos de idade, tendo presenciado toda a história da humanidade desde a Mesopotâmia! Ela “viu” a ascensão do Antigo Egito, as dinastias chinesas, todo o Império Romano, a Idade Média e por aí vai.

Isso leva a uma questão muito interessante: as árvores e plantas podem morrer de velhice? Para começo de conversa, é importante ressaltar que nada nem ninguém morre “de velhice”, já que isso não é uma doença. Trata-se de uma fase da vida em que outras enfermidades aparecem com mais frequência – nos humanos, podemos destacar a pneumonia, o câncer e a gripe.

Durante o envelhecimento, as células dos animais acabam se dividindo muito mais lentamente, por vezes até mesmo parando com esse processo. Aos poucos, eles vão apresentando sinais desse desgaste, seja através de rugas ou das doenças que acometem esse período da vida.

Árvore5 mil anos de história

Já com as plantas, o processo de envelhecimento é diferente: cada árvore tem um tipo de crescimento diferente e difícil de ser determinado. Grosso modo, elas poderiam crescer para sempre, sendo impactadas por forças externas, como os ventos e a chuva. Porém, muitas atingem um ápice, que é quando as raízes não conseguem mais mandar nutrientes até as copas – a partir daí, elas apresentam um crescimento mais para os lados.

E o mais curioso é que, com a idade mais avançada, esse crescimento tende a ser mais acelerado! Ao menos foi isso que comprovou uma pesquisa publicada na revista Nature, em 2014, feita com base em mais de 700 mil árvores! Não se sabe o motivo real de isso acontecer, mas deve ser pelo fato de a maioria das células das plantas serem perpetuamente embrionárias; ou seja, elas podem assumir qualquer forma a qualquer momento.

Assim, por mais que as árvores sejam supostamente “eternas”, elas ainda precisam enfrentar os fatores externos que não permitem que suas idades correspondam à sua natureza. Tempestades podem quebrar galhos vitais, pragas podem causar doenças, o ser humano pode causar o desmatamento.... são inúmeros os fatores que levam à morte das plantas.

Barbárvore

***

Isso deve responder à dúvida do leitor Rafael Calheiro, que nos procurou via inbox do Facebook! Valeu, Rafa! E se alguém mais tiver perguntas megacuriosas, pode nos mandar por lá ou deixar nos comentários de qualquer matéria aqui no site; assim que possível, vamos investigar!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: