K2 se mantém como o único cume acima de 8 km a não ser escalado no inverno

K2 se mantém como o único cume acima de 8 km a não ser escalado no inverno

Último Vídeo

Os alpinistas de montanhas extremamente altas, como as que ficam na Cordilheira do Himalaia, preferem escalá-las na primavera, quando as condições climáticas são mais favoráveis. Porém, alguns se arriscam a subir esses enormes cumes no inverno, em temperaturas que chegam a -62° C e ventos atingem até 200 km/h.

Nesse cenário, o K2 continua sendo um sonho: a segunda maior montanha do mundo é a única acima dos 8 mil metros que nunca foi escalada no inverno, que acontece entre dezembro e março na porção norte do globo terrestre.

Aliás, o K2 é considerado um dos picos mais difíceis de ser alcançado de um modo geral: enquanto o Everest já conta com mais de 5 mil alpinistas que chegaram ao cume, no K2 apenas 306 pessoas já colocaram os pés no topo. A quantidade de mortos também impressiona: são 84 no K2 e 287 no Everest – só que, neste último, o fluxo é extremamente maior.

k2K2 - A Montanha da Morte, como é conhecida

A última tentativa de atingir o topo do K2 durante o inverno aconteceu neste final de semana: uma equipe liderada pelo polonês Krzystof Wielicki está no local desde o dezembro e planejava chegar ao cume antes de 28 de fevereiro. Apesar de o inverno acabar oficialmente em 20 de março, para os alpinistas de altitude o final de fevereiro é considerada a data limite.

Só que a tentativa da expedição de ataque ao cume no último sábado acabou se tornando frustrada. Mesmo assim, o polonês Denis Urukbo, de 44 anos, tentou sozinho conquistar o feito inédito e partir montanha acima, levando preocupação à equipe, mas otimismo de que ele pudesse conseguir. Infelizmente, Urukbo não chegou ao topo e desistiu horas mais tarde, chegando ao acampamento dois (de quatro) nesta segunda-feira (26) e reencontrando o resto da equipe.

Ainda não está claro, entretanto, se os alpinistas pretendem uma nova investida ao cume antes do fim oficial do inverno ou se vão respeitar as regras da categoria e deixar a conquista para outro ano, já que, para os escaladores, o período final seria para atingir o cume no inverno seria nesta quarta-feira (28).

dennis UrukboDenis Urukbo (de amarelo) pouco antes de se aventurar sozinho rumo ao cume do K2, no último sábado

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.