
Estilo de vida
29/07/2011 às 16:08•2 min de leitura
Quem nunca se lembrou de momentos da infância ou da adolescência ao consumir um prato especial? Pode ser brigadeiro de colher, arroz carreteiro, macarronada ou farinha láctea. Cada pessoa conhece uma receita diferente que ativa a memória.
Essa comida especial, que faz você se sentir bem, agora tem nome específico e virou tendência em restaurantes do mundo todo. Batizada de comfort food, ela é composta por pratos que resgatam momentos vividos em família e na infância e é capaz de melhorar o humor de qualquer um.
As refeições, no entanto, não são sinônimos de comida caseira. Há quem reviva boas lembranças comendo um simples hambúrguer, por exemplo.
O conceito da comfort food surgiu nos Estados Unidos, onde é conhecida também como pleasant food, que significa comida prazerosa. Esse cardápio especial fez sucesso e se espalhou pelo globo porque dá a sensação de segurança emocional, mesmo que por poucos minutos e de forma inconsciente. Assim, as pessoas procuram por restaurantes que oferecem esse tipo de alimento para aliviar o stress do dia-a-dia.
Os pratos variam de acordo com a localidade e a época. Afinal, o pão-de-queijo que desperta boas lembranças nos mineiros pode não ter o mesmo efeito na memória dos catarinenses.
Pesquisas realizadas recentemente identificaram, inclusive, quais tipos de comidas despertam a memória de cada grupo de indivíduos. Os homens tendem a preferir comidas quentes e que possuam carne, enquanto as mulheres optam pelos lanches, como chocolate e sorvete.
Em geral, os cardápios são formados com base na experiência do chef de cozinha responsável pelo local, ou é composto por uma mistura de opiniões de toda a equipe do estabelecimento. O que importa é que as refeições oferecidas deixem nos clientes o gostinho de infância.
Comfort food x emagrecimento
Alguns especialistas em nutrição, no entanto, estão acionando o alerta vermelho para a comfort food. Segundo eles, as refeições emocionais nem sempre significam que a comida é saudável. Promover o bem-estar não garante que ela evite o aparecimento dos pneuzinhos.
Farofa, pudim, macarronada e outras opções que ativam a memória são altamente calóricas e prejudicam qualquer dieta. Além disso, como a comfort food pode representar um alento para situações estressantes ou tristes, já que a tendência é que seu consumo seja em grande quantidade – contribuindo ainda mais para que seus jeans não fechem como antes.
A dica é preferir os alimentos que remetam a bons momentos, mas que também sejam saudáveis, funcionais e naturais. Assim, é possível evitar doenças como obesidade abdominal, diabetes e acidente vascular cerebral (AVC).
É preciso observar, também, quais motivos levam você a consumir determinado tipo de comida. A vontade do sorvete, por exemplo, pode esconder o desejo pela mesma liberdade característica da infância. Conhecer os porquês pode evitar os quilinhos a mais.
Se você gostou do conceito da comfort food, confira algumas opções de restaurantes em vários lugares do mundo onde você pode aproveitar seus benefícios:
Amici – São Paulo (Brasil)
Fundado em 2009, o restaurante oferece pratos como a picanha com farofa de banana e chimuchurri fresco e o hambúrguer de fraldinha com batata rústica, molho de queijo brie e salada de rúcula.
Mais informações: restauranteamici.com.br
Ad Hoc – San Francisco (Estados Unidos)
O restaurante divulga seu menu diariamente pelo site, com pratos como bolo de laranja com chocolate.
Mais informações: adhocrestaurant.com
Mum’s Great Comfort Food – Edimburgo (Escócia)
O menu do restaurante tem opções que vão desde o café da manhã até o jantar, além de coquetéis especiais.
Mais informações: mumsgreatcomfortfood.com
Dulcídio Café & Bistrô – Curitiba (Brasil)
Os destaques do cardápio são os risotos, mas uma boa pedida também é o filé mignon com creme de gorgonzola, damasco e nozes, que acompanha nhoque de batata salsa romano.
Mais informações: (41) 3044-3888
Hill Country Chicken – Nova York (Estados Unidos)
O frango é o ingrediente principal da maioria dos pratos, mas há um menu especial de tortas, além de um direcionado apenas para crianças.
Mais informações: hillcountrychicken.com