Spritz: a bebida do próximo verão
01
Compartilhamento

Spritz: a bebida do próximo verão

Equipe MegaCurioso

Uma receita fácil de fazer e muito saborosa – esse é o segredo do Spritz, o drinque mais pedido em toda a Europa no último verão. O coquetel, que era uma das maiores apostas da coquetelaria para o verão 2011, encontrou seu lugar no cardápio de grandes bares e restaurantes, foi considerado a “bebida da moda” e virou febre no verão europeu.

De origem italiana, os Spritz são versões mais refrescantes dos coquetéis de sabor tradicionalmente amargo. Geralmente servido como aperitivo, os drinques receberam esse nome devido ao barulho que uma bebida gasosa produz ao se abrir uma garrafa.

As novas versões caíram no gosto do público por serem saborosas e muito práticas de preparar. Além disso, a receita é extremamente flexível e aceita vários tipos de combinação. A maneira original de preparar a bebida vem dos austríacos e consistia em uma mistura de vinho e club soda em partes iguais. O toque dos italianos ficou por conta do acréscimo de bitter, uma bebida local típica de sabor amargo.


Depois que o Spritz ganhou esse charme italiano, virou marca registrada dos bares ao norte do país, especialmente na região de Vêneto. No entanto, no último verão a moda se espalhou pelo continente e até espanhóis e alemães estavam saboreando a nova delícia.

Cada país foi adaptando o modo de preparar o Spritz e, assim, criaram novos sabores a partir da receita original. Existem versões do Spritz que levam soda limonada em vez de club soda ou mesmo combinações em que o prosecco é usado para substituir o vinho branco.

No Brasil, o Spritz começou a ser servido segundo a tradição e, mesmo sendo uma bebida amarga, agradou ao paladar brasileiro. Agora que o verão está chegando ao hemisfério sul, os donos de bares e restaurantes nacionais também aproveitam para criar suas próprias receitas. Assim como na Itália, onde o Spritz desbancou a cerveja, a bebida está fazendo tanto sucesso no Brasil que alguns já arriscam dizer que ela pode substituir a caipirinha justamente por ser mais versátil e fácil de preparar.

O que não muda é o frescor do drinque, que pode ser feito com vinho gelado ou servido com pedras de gelo. Quem já experimentou disse que o segredo é moderação, já que a bebida é tão agradável que fica difícil saber a hora de parar.

A história do Spritz

Durante a presença austríaca ao norte do território italiano na metade do século XIX, foi criada uma bebida chamada Spriss, que substituiu o líquido mais consumidol na época que era a cerveja. A invenção da nova bebida se deu porque os austríacos não conseguiam beber vinho puro, pois era muito mais alcoólico do que a cerveja, com a qual estavam acostumados – a saída foi misturar água ao vinho.

Quando os italianos se apropriaram da receita, adicionaram o bitter e rebatizaram-na de Spritz, a bebida passou a ser o aperitivo perfeito para ser consumido antes das refeições, já que a tradição italiana manda que se ingira uma bebida amarga antes do almoço para abrir o apetite e aguçar o paladar e, depois da refeição, uma bebida doce para ajudar na digestão.

Prepare o seu spritz

Fonte: DivulgaçãoComo já deu pra perceber, a receita é bastante simples e flexível. Você pode preparar o seu Spritz à moda italiana ou soltar sua imaginação, aproveitar os ingredientes que tiver na cozinha e saborear uma bebida diferente e refrescante.

Basicamente, o Spritz é feito com um vinho branco (que pode ser substituído por prosecco ou outro espumante) no qual se adiciona água (ou água com gás, soda etc.), e o toque principal fica por conta de um licor com o sabor que você preferir.

Na Itália, o bitter mais usado para fazer o Spritz se chama Aperol. É um aperitivo feito do mix de laranja com uma infusão de ervas, com baixo teor alcoólico (apenas 11%), e tradicionalmente produzido por uma empresa familiar italiana. Mas recentemente essa empresa foi comprada pela Campari, o que resultou em um aumento da distribuição do Aperol no mundo todo. Caso você não encontre o Aperol, o próprio Campari vermelho pode ser usado para substituí-lo.


Vamos à receita!

Aperol Spritz

Ingredientes:

  • 1 dose de Aperol
  • 1 dose de vinho branco
  • 1 dose de club soda
  • Cubos de gelo
  • 1 rodela de laranja

Modo de Preparo:

  1. Encha um copo baixo com os cubos de gelo
  2. Sirva o Aperol, depois o vinho branco e complete o copo com club soda
  3. Decore com a rodela de laranja


E pronto! Depois de saborear a bebida mais refrescante da próxima estação, não deixe de compartilhar conosco a sua opinião sobre o Spritz.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.