Acerte na produção com a estampa de lenço

05/04/2013 às 14:173 min de leitura

Desfile da Dolce & Gabbana - Crédito: Getty Images

A estampa de lenço foi uma tendência forte no verão e promete continuar em alta em 2013. Sendo vista nas passarelas internacionais em desfiles das grifes Dolce & Gabbana, Emilio Pucci, Versace e Salvatore Ferragamo, a estampa também fez parte de algumas coleções mostradas no último São Paulo Fashion Week, como na Têca e Neon. Coleções da C&A, Farm, Zara e outras também lançaram linhas recentemente com essa estampa.

Esse estilo dos lenços é marcante, tendo como principais padronagens o Paisley (desenhos em forma de gota e arabescos com referências dos anos 60/70), formas barrocas, náuticas, correntes, além da reprodução de patchwork.

Quem teve a ideia de levar essas estampas dos lenços para peças inteiras de roupas foi o estilista italiano Gianni Versace, que resgatou os padrões para os anos 90 com um toque barroco e renascentista, de uma forma renovada, com uma coleção que se tornou um clássico de marca.

Vestidos da marca carioca Farm (198 reais cada na loja virtual) - Crédito: Divulgação/Farm

Então, ela voltou com força total nas tendências de 2012, permanecendo neste ano como um dos estilos mais elegantes e sofisticados de produção. Geralmente, as peças vêm em tecidos mais finos como a seda e cetim com caimento leve.

No entanto, vale ressaltar que é preciso cautela para usar o estilo, pois a estampa de lenço tem a tendência de ser bastante colorida e deve ser combinada com as peças certas. Para esclarecer as dúvidas sobre como usá-la, o TodaEla conversou com as consultora de moda Renata Bala e a consultora de imagem pessoal e corporativa Patrícia Nerbass. Confira abaixo as sugestões.

Acerte no look

Desfile da Dolce & Gabbana - Crédito: Getty Images

As estampas de lenço são coloridas e têm uma pegada retrô que confere uma elegância única às produções. Elas podem aparecer em camisas, blusas, calças, saias e shortinhos. “As estampas de lenço, geralmente bem chamativas, combinam bem com peças lisas e em tonalidade igual ou próxima a uma das cores existentes na padronagem”, recomenda a consultora Patrícia Nerbass.

Além disso, vale lembrar que, assim como acontece com as outras estampas, essa também faz com que o olhar seja atraído para a parte do corpo onde ela está localizada, destacando partes do corpo. “Por isso, prefira usar a estampa na parte corporal que deseja destacar”, afirma Patrícia.

Essa regrinha é importante para a hora de escolher a peça. Por exemplo, caso você tenha o quadril largo e queira disfarçá-lo, prefira usar a estampa na parte de cima com uma blusa ou camisa. Já se você tem pouco quadril e quer realçá-lo, é só optar pelas saias, calças ou shorts com a padronagem.

Já se a peça com a estampa for inteira, como no caso dos vestidos e macacões, vale apostar nos sapatos e acessórios mais neutros para o visual não ficar muito carregado. “As estampas desse estilo também são ficam lindas nos vestidos com modelos ‘setentinha’ e no modelo wrap dress (estilo envelope). Para modernizar e deixar o look mais adequado para o inverno que está próximo, você pode usar uma jaqueta de couro por cima”, indica a consultora Renata Bala.

Vestido da coleção da Têca por Helô Rocha na mais recente edição do SPFW
Crédito: Divulgação/Agência Fotosite

Também é possível combinar dois estilos de estampas de lenço. No entanto, deve-se ter ainda mais cuidado e atitude para usar dessa forma, prestando atenção para as duas estampas terem cores em comum e referências parecidas. A melhor escolha, caso não queira ousar demais, é não arriscar muito e preferir combiná-las com peças lisas.

Para um look mais causal, o jeans é um bom companheiro para uma peça com a estampa de lenço. “As blusas e camisas com essa estampa combinam muito bem com jeans. Seja nas saias, shorts ou calças, que trazem mais esportividade ao look”, sugere a consultora de moda Renata Bala, que recomenda também outras produções: “Quando combinadas com calça de alfaiataria, além de ficar ótimo, dão ainda mais elegância à estampa”.

As calças com essa estampa também ficam elegantes na produção. A consultora Renata sugere os modelos estampados no estilo pantalona e cropped (antiga cigarrete) combinadas com camisas lisas de seda. “Se preferir quebrar essa formalidade, as calças com estampa podem ser usadas com camiseta regata”, diz a profissional.

Camisa Quintess com estampa de lenço por 59,99 reais no site Posthaus - Crédito: Divulgação/Quintess

Na parte da escolha dos acessórios que podem ser usados com as peças estampadas, é preciso um pouco de cuidado. Isso porque a estampa de lenço já tem muita informação. “Eu aconselho que na hora da escolha do acessório, as mulheres optem pelas correntes douradas. Elas ficam perfeitas com essa estampa, como se fossem complementos da própria padronagem. Porém, evite opções exageradas e maxi colares com pedras coloridas”, sugere Renata.

Nos pés, caso deseje mais sofisticação, opte pelo uso de sapatos com salto. Para usar com saias, calças e shorts com a estampa, scarpins e sandálias combinam superbem. As ankle boots também conferem um ar mais moderno e jovem para usar com shortinhos.

Para um efeito mais descontraído, slippers e sapatilhas são ideais. Entretanto, em algumas produções, a estampa de lenço pede uma elegância no look que só os sapatos com salto podem destacar. Porém, tudo vai depender da ocasião e das peças usadas.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: