Pessoas egocêntricas têm menos autocontrole e empatia
500
Compartilhamentos

Pessoas egocêntricas têm menos autocontrole e empatia

Último Vídeo

O autocontrole é uma característica que começa no cérebro e tem muita a ver com a recompensa: às vezes, as pessoas conseguem evitar um prazer imediato para provar um prazer maior mais tarde. Há muito tempo essa relação entre o impulso e a recompensa tem sido analisada pelos cientistas, que acabam de descobrir que o autocontrole também pode estar relacionado à empatia.

Para quem não sabe, a empatia, resumidamente, é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e entender seus sentimentos. Nós falamos bastante dela em um artigo mais detalhado, que você pode ler aqui. A relação entre ela e o autocontrole parece não ser óbvia, mas os cientistas notaram alterações problemáticas nessas duas características quando o músculo temporoparietal, no cérebro, é danificado.

Egocentrismo pode estar relacionado à falta de autocontrole

Os cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, acreditam que o autocontrole é uma forma de você criar empatia por você mesmo! É como se você conseguisse se imaginar como outra pessoa no futuro e entendesse quais serão as necessidades e os anseios desse outro “eu”. Por isso essas duas características estariam tão próximas dentro de nossa cachola.

Agora, os cientistas tentam desvendar o funcionamento da junção temporoparietal, para criar tratamentos contra os vícios e a obesidade, por exemplo, já que isso quase sempre está ligado a problemas de autocontrole. Eles acreditam que, se conseguirem atingir um resultado satisfatório, poderemos, por tabela, ter um mundo mais empático no futuro, isto é, com menos pessoas egoístas.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.