8 motivos para os seus colegas de trabalho estarem te isolando

16/11/2016 às 10:532 min de leitura

Você sai da escola e pensa: “Vou trabalhar e fazer um monte de amigos”. Porém, ao começar em um emprego novo, você descobre que as panelinhas continuam existindo e que você ainda é um peixinho perdido em um mar com tantos laços de amizade. Por que isso acontece? Você culpa a si mesmo? Cria ódio por seus colegas? Resolve se isolar ainda mais? Calma lá! Existem alguns motivos que explicam esse comportamento.

1. Descuido

Se a galerinha do trampo resolveu sair para um happy hour ou até mesmo para almoçar e não te chamou, pode simplesmente ter sido algo que aconteceu sem querer. Às vezes, duas pessoas combinam de fazer algo, e as outras, que já são conhecidas, vão se juntando no rolê sem nem sequer serem convidadas. Para resolver isso, tente se mostrar mais interessado em participar de uma próxima saída com os seus colegas.

2. Limites sociais

Às vezes, em encontros fora do horário de expediente, as pessoas não te chamam por conhecer sua vida social. Por exemplo: se você te filhos e o programa inclui uma baladinha, há um consenso de que nem sequer vale a pena te chamar. Afinal, a ideia pode ser encher a cara e isso não pega bem para alguém com família.

3. As pessoas não gostam de você

Essa possibilidade é real, aceite. Porém, além de se conformar com essa realidade, tente entender o que faz com que seus colegas desgostem de você como pessoa. Aproveite o tempo sem eles para reavaliar seu comportamento e inclusive especule sobre isso se tiver alguém de confiança na empresa. Afinal, se as pessoas não gostam de você, é bem possível que elas puxem o seu tapete quando tiverem oportunidade.

4. Não seja desesperado

Mostrar desinteresse por seus colegas pode ser um dos motivos que os fazem te isolar, mas desespero por amizades também criam o mesmo resultado. O ideal é ser agradável e não forçar a barra. Ou seja, nada de ficar enviando solicitações de joguinhos no Facebook ou marcando seu novo colega em publicações estúpidas.

5. As panelinhas existem

A gente sai da escola, mas a escola não sai da gente: às vezes, por mais legal que você seja, as panelinhas no escritório já são tão unidas que as pessoas não fazem questão de incluir mais ninguém. Em casos assim, mude o foco. Afinal, você não quer parecer desesperado para entrar em um grupinho que não te quer por perto, não é mesmo?

6. A culpa é sua

Manter uma pose misteriosa ou intimidadora não ajuda em nada. Monopolizar conversar sobre assuntos de apenas seu interesse tampouco te farão mais popular. Inconscientemente, você pode estar fechando as portas para uma interação social saudável. Por isso, reflita sobre seu comportamento: você gostaria de ter um amigo como você?

7. Você trabalha em uma empresa antissocial

Às vezes a cultura da empresa é realmente essa: você está aqui para trabalhar e não para fazer amigos. Se a própria firma impõe esse comportamento, quase sempre de maneira velada, não se sinta mal de ficar isolado, pois é provável que você não seja o único a sentir isso. Descobrir quem sente o mesmo e quebra esse gelo cultural é uma tarefa demorada.

8. Problemas nos bastidores

O que acontece na politicagem da empresa nem sempre chega a todos os funcionários. Por isso, se o pessoal estiver te isolando, pode ser apenas porque eles querem colocar as fofocas de trabalho em dia sem envolver mais pessoas nos bastidores das decisões (ou críticas) da empresa. E ficar alheio a isso pode ser benéfico a você, pense nisso.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: