
Estilo de vida
04/01/2017 às 10:57•3 min de leitura
A não ser, é claro, que você trabalhe com social media ou internet de modo geral. A questão aqui tem mais a ver com nossa capacidade de prestar atenção nas tarefas que realizamos, e quando ficamos acompanhando tudo o que rola no Facebook, nos distraímos e não percebemos que nosso tempo acaba indo pelo ralo.
Para se dar bem no trabalho e mostrar uma imagem positiva sobre seu lado profissional, esqueça as redes sociais e o celular por um tempinho.
Seu chefe não está falando mal de você para todo mundo, e aquela moça da cafeteria não está rindo da sua roupa. É preciso deixar de acreditar que as pessoas estão pensando em formas de colocar você para baixo – na verdade, elas estão preocupadas com elas mesmas. Nem tudo tem a ver com você. Repita isso até entender.
A verdade é que apenas 2% das pessoas conseguem ser multitarefas, então não perca energia tentando fazer um monte de coisas de uma vez só – isso só vai distrair a sua mente e deixar você com uma sensação imensa de cansaço e esgotamento. A regra é: uma coisa de cada vez, começando sempre pela mais importante.
Comparar seu desempenho ou sua forma física com a de outras pessoas é uma receita certa de fracasso. A grama do vizinho sempre nos parecerá mais verde, e não adianta você se colocar para baixo por acreditar que outra pessoa é mais bonita, mais inteligente ou mais popular. Cada um tem sua trajetória e sua história, assim como cada um tem seus atributos mais bem valorizados. Comparar-se com outro ser humano é injusto e cruel.
Ninguém gosta de ficar ao lado de alguém que não sabe fazer outra coisa a não ser reclamar do que deu errado. Em vez de se focar nisso, procure ver o que está dando certo e busque melhorar o que for possível.
Se uma pessoa não acrescenta nada à sua vida e vive deixando você para baixo de alguma maneira, afaste-se dela. Busque estar perto de gente feliz, de bom humor, com sucesso e boas ideias – acredite ou não, essas pessoas fazem com que você se torne um ser humano melhor.
Quando você diz “sim” para tudo, inclusive para coisas que não gostaria, você não está sendo persistente; está, na verdade, gastando seu tempo com coisas improdutivas. Aprender a dizer “não” é um grande passo rumo ao sucesso, sabia?
Se você trabalha em um escritório e precisa ficar sentadinho, aprenda a levantar de hora em hora e dar uma volta. Depois, quando tiver um tempo livre, movimente seu corpo, faça caminhadas, pedale, jogue futebol.
Tem muita gente por aí que vive com o mínimo por medo de arriscar e correr atrás de novas oportunidades – não seja assim. Pense bem nos caminhos que você pode trilhar, não se compare a ninguém e se arrisque um pouco, especialmente se houver outras oportunidades. Ter medo é uma forma de não seguir adiante.
Quando você acha que vai ser promovido, por exemplo, e já espalha a notícia para todo mundo, seu cérebro interpreta que a promoção já aconteceu, e isso é um péssimo negócio, até mesmo porque você pode começar a agir, ainda que inconscientemente, de maneira mais desleixada.
Salvo raríssimas exceções, como em casos de doença, você sempre tem como realizar as tarefas que são atribuídas, então não crie desculpas para perdas de prazos. Com o passar do tempo, isso acaba virando um péssimo hábito.
Não faz sentido que uma pessoa adulta gaste seu tempo lendo sobre o novo namoro de algum famoso ou sobre um barraco envolvendo um jogador de futebol. Esse tipo de entretenimento é vazio e não agrega nada à sua vida, então não tem por que você continuar consumindo conteúdos assim.
Nada é perfeito. Ninguém é perfeito. Buscar a perfeição em todas as situações é uma forma de viver insatisfeito e de não se contentar nem com os melhores resultados. É isso que você quer? Não, né. Então deixe para lá a mania de querer que tudo saia sempre como o planejado – às vezes, as melhores surpresas chegam através dos passos que não planejamos. Seja mais leve.