Ciência
23/06/2017 às 12:54•1 min de leitura
Existe uma crença de que o ideal não é ter filhos depois de uma certa idade, já que mutações genéticas dos pais poderiam gerar bebês menos saudáveis, mas talvez a realidade não seja bem essa – ao menos do ponto de vista psicológico e cognitivo. Segundo pesquisadores da King’s College, de Londres, as crianças com pais mais velhos são mais propensas a ter uma inteligência maior.
Além disso, o “índice geek” é mais elevado em crianças com pais mais velhos. Ou seja, elas também são mais focadas nos estudos e menos preocupadas com a aceitação de seus colegas de mesma idade. Essa combinação de fatores inclusive pode deixá-las mais aptas a ter sucesso na vida adulta!
Entretanto, determinar esse “índice geek” pode ser uma furada, já que os pesquisadores explicaram que ele seria 57% hereditário. Porém, será mesmo que existe um gene que influencia o quanto uma pessoa pode gostar dos estudos? Parece bem improvável. Os cientistas da King’s College se basearam apenas nos hábitos das crianças analisadas para chegar a esses resultados.
Alguns traços de personalidade realmente podem ser transmitidos de pais para filhos através da genética – mas quais seriam os genes relacionados à inteligência? A pesquisa não responde. É possível que existam mutações genéticas paternas que apareçam apenas com o avanço etário, mas não dá para ter certeza com esse resultado. Mesmo assim, se o seu pai ou sua mãe já for “coroa”, dá para contar uma vantagenzinha, não dá? Ah é, nem dá: crianças assim não se preocupam com aceitação alheia.
O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter! Vem com a gente!