Dicas para manter o foco durante o dia

21/05/2012 às 10:072 min de leitura

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Com tantos afazeres — e distrações na mesma medida —, manter o foco e se concentrar nas atividades que temos que desempenhar pode se tornar um exercício bastante difícil. O resultado disso pode se traduzir em baixa produtividade, erros corriqueiros e muita perda de tempo.

De acordo com Kalyan Inampdui, que escreve para o blog Zen Inspiration, existem três coisas que podemos fazer para manter o foco e conseguir concluir todas as tarefas que a nossa vida cotidiana nos apresenta. A primeira delas é estabelecer um limite de tempo para finalizar as nossas atividades.

Determine um limite de tempo

Quando você tiver algo importante para fazer, estabeleça um limite de tempo para isso. Não importa se são 15 minutos, 45 ou uma hora. Isso vai depender da complexidade da tarefa. Contudo, determinar um prazo nos ajuda a manter o foco, nos forçando a decidir sobre o que realmente é importante.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Além disso, essa pequena ação nos obriga a organizar melhor o tempo que temos disponível. Se você acha que é difícil administrar o tempo, não se preocupe. É tudo uma questão de costume e, inclusive, existem programas que podem ajudá-lo com isso.

Fuja de distrações

Feche todas as janelas, aplicativos e sites que não serão necessários durante a execução da atividade que você está prestes a iniciar. Isso evitará que, em momentos de divagação, você comece a ler comentários dos seus amigos no Facebook, ou assista a “só um videozinho” no YouTube. Se cair nessas armadilhas, você pode acabar desperdiçando horas e horas navegando sem nem sequer se dar conta disso.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Faça uma pausa antes de iniciar uma nova atividade

Talvez esta seja a mais importante de todas as dicas: antes de começar qualquer atividade nova — depois de ter estabelecido um limite de tempo e de ter fechado qualquer aplicativo que possa desviar a sua atenção —, faça uma pequena pausa.

Esse pequeno hábito pode fazer toda a diferença, evitando que você se sinta completamente exausto no meio do dia. Dê uma volta, tome um café, encha a sua garrafinha de água e veja como essa pequena pausa pode ajudar a refrescar as ideias e a renovar as energias.

Fonte: Zen Inspiration

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: