Pessimistas, animem-se! Estudo aponta que pessoas negativas vivem mais
107
Compartilhamentos

Pessimistas, animem-se! Estudo aponta que pessoas negativas vivem mais

Último Vídeo

Se você é pessimista e costuma encarar a vida sempre pelo lado negativo, temos boas notícias! Pelo menos no que se refere à longevidade, você pode começar a ser mais positivo, pois, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores europeus, as pessoas pessimistas, de forma geral, vivem mais do que as otimistas.

Segundo uma notícia do site Smithsonian.com, os pesquisadores focaram em pessoas idosas, descobrindo que ser extremamente otimista com relação ao futuro parece estar associado a um maior risco de que essas pessoas apresentem algum tipo de deficiência — ou até cheguem a falecer — em um período de apenas uma década.

Pessimista e realista

Por outro lado, o pessimismo pode encorajar as pessoas a viver de maneira mais cuidadosa, tomando mais precauções com relação à saúde e a integridade física. Assim, os indivíduos que têm expectativas mais baixas com relação ao futuro são mais propensos a viver por mais tempo e de forma mais saudável, já que encaram a vida de forma mais realista.

Contudo, apesar de que ser realista com relação ao futuro seja algo bom, pensar de maneira otimista também pode ser um santo remédio em algumas situações. Pessoas que estão enfrentando doenças terminais, por exemplo, podem se beneficiar ao tentarem ser mais otimistas. Mas, para o resto de nós, o melhor mesmo é manter os pés nos chão e entender que o inevitável fim um dia vai chegar.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.