
Estilo de vida
12/01/2012 às 08:05•1 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Todo mundo tem um amigo que passa do limite quando o assunto é um drinque. O resultado é variado: ele pode chorar, dançar, rir, amar todo mundo ou, então, ficar agressivo. Essa última reação pode ser uma das mais perigosas e provocar brigas, acidentes e outros problemas. O motivo para isso, segundo pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, é a falta de percepção das consequências daquilo que se faz.
A pesquisa foi feita com 495 adultos jovens com média de idade na faixa dos 23 anos. Foi levado em consideração se esses indivíduos tinham ou não problemas de ordem psiquiátrica ou algum tipo de dependência de drogas. Feito isso, os cientistas descobriram como os voluntários lidam com as consequências dos seus atos.
As pessoas que responderam que só se importam com o “agora” e que o futuro será acertado depois tendem a ser muito mais agressivas do que outras quando estão sob influência do álcool. Isso acontece devido ao fato de a substância restringir a atenção e a capacidade de medir as consequências dos atos. Portanto, se a pessoa já é agressiva sem beber, com algumas doses a mais, o comportamento é amplificado.