Artes/cultura
02/07/2012 às 15:40•1 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Talvez você nunca tenha percebido, mas algumas ações sutis podem fazer com que alteremos o nosso comportamento. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, resolveram investigar o comportamento de homens e mulheres enquanto são atendidos em bares.
Segundo o resumo do estudo, publicado no periódico especializado The Journal of Social Psychology, os participantes respondiam de maneiras diferentes quando eram tocados pelas garçonetes que os atendiam.
Ao todo, participaram 96 homens e 48 mulheres, sem terem suas idades indicadas no resumo da pesquisa. Os voluntários foram colocados em diferentes situações, alternando o contato com atendentes que tocavam ou não seus clientes.
Sem levar os gêneros em consideração, os pesquisadores notaram que todos os clientes que foram tocados consumiram mais bebidas do que aqueles que não passaram de um contato visual e uma rápida comunicação com os atendentes.
No entanto, quando analisamos o comportamento de homens e mulheres individualmente, o sexo masculino se mostrou mais suscetível ao toque das atendentes, ingerindo quantidades maiores de bebida.
Segundo Douglas Kaufman e John M. Mahoney, pesquisadores que assinam o estudo, esse tipo de toque é considerado um dos estímulos mais poderosos da comunicação não verbal. Se interpretado positivamente, ele pode ser entendido como um sinal de intimidade e, assim, facilita o contato entre as duas partes.