Ansiedade no relacionamento pode afetar a imunidade

20/02/2013 às 10:421 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Se você tem um relacionamento sempre tenso com seu parceiro e está constantemente ansiosa, já sabe que isso não é nada saudável no seu dia a dia. Além dos efeitos psicológicos, um recente estudo comprovou que esses sentimentos referentes à relação podem afetar o seu sistema imunológico.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Ohio State University e divulgada no Daily Mail, não só a ansiedade parece aumentar os níveis de hormônios de estresse (cortisol) no corpo, como também torna o organismo menos eficaz no combate de infecções. Os pesquisadores testaram os efeitos na saúde que a chamada "ansiedade de compromisso (ou apego)” causa em 85 casais que tinham sido casados por mais de 12 anos.

Segundo os especialistas, as pessoas com esse tipo de ansiedade são definidas como excessivamente preocupadas com a rejeição. Elas também têm uma tendência a buscar constantemente a garantia de que são amadas, sendo ainda mais propensas a interpretar os acontecimentos ambíguos no relacionamento como negativos.

Os resultados da pesquisa foram obtidos através das respostas de questionários que os casais completaram sobre seus relacionamentos, além da avaliação das amostras de sangue e saliva dos participantes. Os voluntários também relataram sintomas de ansiedade geral e da qualidade do sono.

Leia também:

A conclusão foi que os pesquisadores descobriram que as pessoas que tinham essa ansiedade de “apego” alta produziram, em média, 11% a mais de cortisol, o hormônio associado ao estresse, do que aqueles que não eram tão ansiosos. Essas pessoas também tinham quantidades menores de células T, que são componentes importantes de defesa do sistema imunológico contra infecções.

Como já é comprovado, o estresse comum é um velho conhecido por afetar negativamente a saúde, mas este estudo teve como objetivo analisar especificamente a ansiedade nos relacionamentos.

A líder da pesquisa, Dra. Lisa Jaremka, disse que as pessoas que têm esse tipo de ansiedade geralmente repetem o comportamento na maioria de suas relações, mas esclareceu que isso pode mudar com o tempo.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: