publicidade

7 hábitos que você pode mudar para deixar de perder tempo

17/11/2015 às 06:484 min de leitura

Frequentemente reclamamos da falta de tempo e dizemos que o dia não tem horas o suficiente para que façamos todas as nossas tarefas. Por outro lado, somos os mesmos que não apenas procrastinamos o que precisamos fazer como perdemos tempo com inúmeras bobagens. Aí fica difícil mesmo, hein!

O colunista Chad Halvorson, do Inc, reuniu alguns hábitos que nos fazem desperdiçar tempo sem nem ao menos nos darmos conta. Se essa é uma preocupação da sua vida, talvez esteja na hora de reavaliar a forma como você aproveita o seu dia e, assim, reorganizar prioridades e tarefas imprescindíveis. De acordo com a publicação, você deve parar de:

1 – Checar emails e mensagens freneticamente

Uma pesquisa realizada em 2013 nos EUA revelou que 32% das pessoas respondem a um email em até 15 depois de recebê-lo, enquanto 23% das pessoas dão uma resposta em no máximo 30 minutos. Essa rapidez nem sempre tem a ver com eficiência, mas com a mania moderna de checar emails e mensagens constantemente.

Se você não trabalha diretamente com emails, o dia todo, não há necessidade dessa checagem frenética. Quem para de tempos em tempos para ver se há alguma coisa nova na caixa de entrada acaba perdendo muito tempo e, o pior: sem ao menos perceber.

Para resolver o problema, a dica é desativar notificações, pelo menos enquanto você estiver mais ocupado com o trabalho ou alguma outra atividade, e desenvolver um esquema para checar sua caixa de entrada apenas uma ou duas vezes por dia.

2 – Tentar ser perfeccionista

Por mais que uma pessoa perfeccionista tenda a fazer tudo sempre da melhor forma possível e que isso seja uma coisa boa, às vezes, por esperar que tudo saia da melhor maneira, acabamos paralisados. Em vez de perder tempo demais esperando que as coisas saiam perfeitas, tente entender que algumas tarefas precisam ser apenas realizadas, e não realizadas com a perfeição que você exige o tempo todo.

Além do mais, gastar tempo demais tentando aperfeiçoar tarefas que não precisam de tanta perfeição às vezes é um sinal de procrastinação, e não de trabalho bem feito.

3 – Ser multitasking

Temos um quase orgulho de dizer que conseguimos fazer várias tarefas ao mesmo tempo quando isso, na verdade, não apenas é impossível como nos atrapalha mais do que ajuda. Ainda que os ambientes coorporativos e o excesso de informação ao qual estamos constantemente expostos nos façam pensar que somos capazes e que devemos fazer tudo de uma vez só, o cérebro humano é programado para dar conta de apenas uma tarefa de cada vez.

Quando mudamos de tarefas o tempo todo, nosso cérebro perde a capacidade de manter o foco e, por isso, é bem possível que, no final das contas, cometamos mais erros do que acertos. O ideal, por mais doloroso que pareça, é realizar uma tarefa de cada vez.

4 – Perder tempo com as distrações de todo dia

Uma pesquisa comprovou que os trabalhadores modernos têm suas atenções interrompidas a cada 11 minutos, o que é péssimo. Se o seu ambiente de estudo ou de trabalho tem estímulos em excesso, você vai precisar mudar alguns hábitos – ou parar de reclamar que seu tempo não rende como deveria.

Pequenas mudanças podem fazer a diferença: vale desde deixar o celular longe do seu alcance, para evitar ficar conferindo notificações; melhorar seu ambiente de trabalho no aspecto visual da coisa; apostar em fones de ouvido e músicas instrumentais se houver muito barulho à sua volta; e evitar conversas que não envolvam o assunto de trabalho em chats e afins – só para citar alguns exemplos do que pode ser mudado. O importante é que você descubra uma forma de se diminuir o impacto de tudo aquilo que desvia a sua atenção.

5 – Ser desorganizado

Não adianta: seu quarto pode ser um ambiente caótico, sua cozinha pode ser uma bagunça eterna, seu banheiro pode estar uma porcaria, mas o seu ambiente de trabalho ou de estudo precisa, sim, ser organizado. Trabalhar em meio ao caos é uma ótima forma de perder tempo, já que você vive à procura de documentos, pastas, livros, canetas e coisas que, se estivessem organizadas, não seriam difíceis de achar.

Colocar ordem na sua mesa já é uma coisa maravilhosa. Além do mais, você pode organizar documentos em pastas, sempre com o cuidado de etiquetar o que puder ser etiquetado, para que no futuro você saiba bem o lugar de cada coisa. Se você é do tipo que se esquece de tudo, aposte em post-its e marcadores coloridos. O importante é manter tudo sempre organizado.

6 – Achar que pode fazer tudo sozinho

Tem muita gente por aí que prefere não pedir ajuda ou não delegar tarefas a outras pessoas simplesmente porque acha que elas não farão do jeito certo. Nessa vontade de resolver tudo do próprio jeito, você pode acabar se comprometendo a realizar alguma coisa que não domina, por pura birra e mania de estar sempre no controle.

Pedir ajuda não é qualquer demérito. Na verdade, quando você admite que não é bom em tudo – ninguém é –, você se torna uma pessoa com a qual os outros não terão dificuldades de trabalhar e, ainda por cima, vai deixar de perder tanto tempo fazendo tudo sozinho. Trabalhar em equipe pode ser uma boa ideia, e você só tem a ganhar se aceitar isso.

7 – Não saber dizer não

A verdade é que às vezes você não precisa aceitar participar de uma reunião ou de um novo projeto da firma – e não tem nada de errado com isso. Se está claro que é opcional, e se você está sobrecarregado de tarefas, explique que, naquele momento, é melhor ficar de fora e resolver aquilo que precisa ser resolvido com eficiência e qualidade.

Quando você já está cheio de coisas e acaba aceitando novas tarefas só por medo de dizer não, adivinha só? Possivelmente alguma coisa dará errado, você vai se estressar, vai fazer tudo correndo e o resultado final pode ser bem diferente do esperado. Uma vez que você descubra uma forma de dizer “não” sem medo de parecer preguiçoso, sua vida vai melhorar bastante. E isso vale para todos os aspectos dela.

E aí, que tipo de coisa faz com que você perca mais tempo? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: