Por que avisar seu chefe que você está procurando um novo emprego?

11/02/2016 às 10:443 min de leitura

Em tempos de crise, ter um emprego pode ser considerado uma verdadeira vitória. No entanto, muitas situações podem fazer você querer trocar de empresa, de cargo ou até mesmo de profissão. Seja por almejar uma posição mais qualificada no mercado de trabalho ou em função de algum ponto que o tem deixado insatisfeito em sua ocupação atual.

Independentemente do quadro em que se encontra, é recomendado avisar o seu chefe atual que você está procurando algo novo para a sua carreira. Sobre esse assunto, o site Fast Company publicou um artigo muito interessante que traz algumas dicas de como proceder, caso esteja em busca de um novo emprego, e como as suas atitudes podem influenciar para uma melhor qualificação, tanto na empresa atual quanto na possível nova companhia onde virá a trabalhar.

Comunicar ou não comunicar? Eis a questão...

A maioria das pessoas costuma dar a notícia de que “está procurando um novo trabalho” ao chefe atual no mesmo dia em que pede demissão, quando já está contratado por outra empresa. Pois bem, apesar de essa situação ser a mais comum, não quer dizer que seja a melhor maneira de abordar o assunto com ele. Comunicar a sua decisão com antecedência pode te trazer benefícios e evitar problemas futuros.

É claro que nem todos possuem uma relação aberta e de cumplicidade com o chefe, o que torna as coisas um pouco difíceis. Mesmo assim, é sempre bom analisar os riscos e as possíveis melhorias que essa situação pode te proporcionar. Isso porque o aviso de que está buscando um emprego, se feito de forma adequada, não quer dizer que você está insatisfeito ou que já está decidido a trocar de empresa.

O lado positivo

Diante disso, você deve pensar que, caso esteja tudo em ordem e seu chefe tenha uma boa visão sobre o seu trabalho, ele pode oferecer alternativas para te convencer a permanecer na empresa. Isso pode incluir desde um remanejamento de funções, de cargo e/ou até nova remuneração.

Em outra perspectiva, também há um ponto interessante a ser levado em consideração. Muitas companhias têm o costume de entrar em contato com empresas anteriores ou atuais a fim de checar as referências sobre o possível novo empregado. Assim sendo, é melhor evitar que uma ligação de outra companhia para saber de você seja uma surpresa para seu chefe. Estando ele ciente da situação, com certeza dará informações de maior qualidade sobre a sua pessoa no âmbito profissional.

Além disso, conversar com o seu superior sobre a sua condição pode contribuir para evitar muito stress e manobras desgastantes para esconder o que realmente está acontecendo. Por exemplo, se você for chamado para uma entrevista em horário de expediente ou se você for encarregado de um grande projeto no meio desse processo de mudança. Sabendo de tudo, ele entenderá se você precisar sair ou vai conseguir delegar a sua função a um colega a tempo de não prejudicar o trabalho.

O risco

Sem dúvida, uma conversa com o seu superior pode ser muito produtiva, mas, por outro lado, é importante você ter noção do quanto o seu chefe realmente está satisfeito com você. Caso isso não esteja bem claro, a recomendação é que se tenha cuidado ao comunicar qualquer possibilidade de mudança de empresa, pois isso pode, de alguma forma, afetar a relação entre vocês ou até mesmo resultar na sua demissão. Em determinadas situações, é melhor ficar quieto mesmo.

Pontos a considerar antes de falar com seu chefe

O artigo apresentado pelo site Fast Company dá dicas interessantes de pontos a serem verificados antes de se reunir para comunicar ao seu chefe sobre a sua busca por um novo emprego. A publicação ressalta que é importante pensar nesses quesitos, mesmo se tiver plena certeza do que foi colocado anteriormente. Confira:

- Como é a sua relação com o seu chefe? Há confiança? Ele apoia os seus objetivos profissionais?

- Qual é o seu objetivo principal? Há alguma situação que pode te fazer permanecer na empresa atual?

- Qual é a probabilidade de seu chefe descobrir que você está procurando um novo trabalho mesmo se você não falar nada? É possível que ele conheça alguém que trabalhe na nova empresa?

- O quão engajado você está na procura de um novo emprego? Vai aceitar qualquer cargoou somente aquele com o qual você sonha?

Com esses pontos em mente, procure pensar sobre a implicação de comunicar ao seu superior sobre a situação. Se você achar que deve realmente prosseguir, procure se reunir com ele e abordar o assunto após solicitar um feedback sobre o seu trabalho. Assim, você pode mensurar qual é a visão dele e o que ele eventualmente planeja para você.

Você já passou por dificuldades em um processo de mudança de emprego? Conte-nos como aconteceu no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: